GATO PERSA

Aparência de Bichinho de Pelúcia


 De  corpo compacto e robusto, de orelhas pequenas e arredondadas, de focinho achatado entre olhos redondos, logo percebemos que estamos falando do gato Persa. Pouca gente sabe, mas o gato Persa nem sempre possuiu essa aparência de "Bichinho de Pelúcia". Isso foi resultado de diversos cruzamentos com outras espécies de gatos.

O Gato Persa, como o nome sugere, foi descoberto na Pérsia (atual Irã) sendo levado para a Itália por volta de 1700, mas ainda não possuía as suas características atuais, apesar de já ter uma exuberante pelagem. No entanto, durante todos esses anos, permaneceu o seu temperamento amigável, que quase não mia e quando o faz, faz com extrema suavidade. Carinhoso tem no colo do seu dono um lugar perfeito para passar horas deitado, o Persa adora estar junto aos seus donos, vindos recebê-los na porta e segui-los por toda a casa.
Para tanto, o Persa pede apenas cuidado especial com sua pelagem que necessidade de uma escovação regular (no mínimo 3 vezes por semana), banhos periódicos no mínimo de 15 em 15 dias, evitar locais úmidos, oferecer ração de boa qualidade e água fresca sempre, não esquecendo de muito amor e carinho para com ele.
Uma das preocupações que o futuro dono de um gato persa tem que ter é saber escolher gatis registrados e de boa linhagem, para não comprar animais fora do padrão ou que não correspondam com as características físicas e comportamentais do gato persa, pois o que vemos por aí são pessoas vendendo gatos mestiços como persas, só porque possuem pelo longo ou semi-longo.




O gato Persa é dividido em categorias por qualidade genética apresentada. 
A seguir iremos mostrar suas divisões.


Persas Show: Conhecidos como gatos top show, estes exemplares possuem todas as características estabelecidas pelo padrão aprovado pelas federações, podendo participar de exposições internacionais com grandes chances de obter um bom resultado, vale ressaltar que cada item julgado tem uma pontuação.

Persas Breeder: São gatos provenientes de uma excelente linhagem, filhos de campeões, nascidos em uma ninhada de gatos show, porém não possuem as características necessárias para serem um Gato Show. Estes gatos possuem um excelente pedigree, carregando uma genética muito boa, podendo no futuro gerar filhotes fantásticos.
Persas Pet: Com ou sem pedigree, filhos de pais Persas, porém não possuindo, dentro de sua ascendências, gatos dentro do padrão desejado, em consequência nunca podendo gerar um filhote Show.

Matéria publicada na Revista Bichos.Com na edição nº 03 – Maio/junho/2007.    
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário