SARNA ESCABIOSE

A sarna escabiose é uma doença de pele causada por um pequeno ácaro microscópio chamado Sarcoptes Scabiel. O ácaro cava túneis nas camadas mais profundas da pele causando muita coceira, esse é um dos sinais clínicos mais conhecidos da sarna tanto em humanos como em animais.


Além da coceira, a sarna causa perda de pelos, crostas na cabeça, orelhas, patas e descamação, podendo alastrar-se para todo corpo do animal, se não for tratada.

Nos gatos, os sintomas são praticamente os mesmos que nos cães, só que a sarna é causada por outro ácaro conhecido como Notroedis Cati.

Os animais podem pegar sarna no contato direto com outros cães ou gatos doentes, através de toalhas, escovas, etc., contaminados. O diagnostico da escabiose é feito através do raspado da pele, onde os ácaros e seus ovos são observados no microscópio.

O tratamento da sarna pode ser feito na forma de banhos usando produtos acaricidas ou loções tópicas, dependendo da gravidade da doença.

Ao suspeitar da doença procure um médico veterinário, ele vai indicar o tratamento mais adequado para o seu animal.

Fonte: Por Dr. Edson Mauro Nóbrega da Cunha - Publicado na Revista Bichos.Com - Nº 3 - 2007. 

SUBSCREVA-SE para receber novidades da Revista Bichos.Com, basta colocar seu e-mail e sempre que publicarmos algum post na revista você receberá no seu e-mail. Não esqueça de confirmar o link que será enviado para seu e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário