OS ROEDORES QUE ENCANTAM


Roedores são mamíferos com placenta pertencentes à ordem Rodentia. É a ordem mais numerosa dentre os mamíferos, correspondendo a cerca de 40% das espécies da Classe Mammalia. A maior parte são de pequenas pro-porções, o camundongo-pigmeu Africano tem 6 cm de comprimento e pesa 7 gramas. Por outro lado, o maior deles, a capivara, pode pesar até 45 kg. Roedores são encontrados em grande número em todos os continentes, exceto a Antártida, na maioria das ilhas e em todos os hábitats, com exceção dos oceanos. Juntamente com os morcegos (Chiroptera), foram os únicos mamífe-ros placentários a colonizar a Austrália independentemente da introdução hu-mana.


Ecologicamente são muito diversos. Algumas espécies apresentam um hábito aquático, enquanto outras são altamente especializadas para o ambiente desértico. Muitas são onívoras, todas compartilham uma característica: uma dentição altamente especializada para roer. Todos os roedores possuem um par de incisivos na arcada dentária superior e inferior seguidos por um espaço, o diastema, e por um ou mais molares e pré-molares.

Nenhum roedor possui mais de quatro incisivos e nenhum roedor possui caninos. Seus incisivos não têm raiz e crescem continuamente. Quando roem, os incisivos se atritam, desgastando a dentina, o que mantém os dentes bas-tante afiados. Esse sistema de "afiamento" é muito eficiente e é uma das chaves do enorme sucesso dos roedores.

Roedores são importantes em muitos ecossistemas porque se reproduzem rapidamente, servindo de alimento para predadores, são dispersores de sementes e vetores de doenças. Humanos usam roedores para testes laboratoriais, na alimentação, obtenção de sua pele e como companhia.
 
Recentes pesquisas sugerem que os roedores podem ser biologicamente polifiléticos, ou seja, teriam evoluído mais de uma vez, neste caso este grupo teria que ser dividido.



Grupos comumente confundidos com roedores e erroneamente inclusos entre eles: Chiroptera (morcegos), In-sectivora (ouriços, toupeiras), Lagomor-pha (coelhos, lebres).

Joel Guimarães – Cidade dos Roedores - Pesquisa: Wikipédia

Curta nossa página:  www.facebook.com/revistabichospontocom

Nenhum comentário:

Postar um comentário