TUMOR VENÉREO TRANSMISSÍVEL (TVT)


O Tumor Venéreo Transmissível (TVT), também conhecido como sarcoma de STICHER, é uma neoplastia de origem benigna, muito frequente nos cães.

A principal via de transmissão é através do contato sexual.  Os sinais clínicos iniciam-se com uma secreção sero-sanguinolenta, além do prurido local, com posterior evolução para nódulos lobulados, hiperemicos e hemorrágicos, assemelhando-se macroscopicamente a uma “couve-flor”. As lesões são mais frequentes no pênis, vagina, cavidade nasal e mucosa labial.

O diagnóstico baseia-se na história e exame clínico, confirmando pela citologia aspirativa por agulha fina, da área afetada.

O tratamento pode ser feito através de radioterapia, excisão cirúrgica e quimioterapia. Destes tratamentos citados, a quimioterapia é o que produz melhores resultados.
A melhor prevenção para o TVT é não deixar os cães cruzarem sem um controle criterioso desses animais, selecionados para reprodução.

Não permitir que os cães saiam livremente pela rua, por que em um desses passeios ele poderá cruzar, sem mesmo o dono saber e contrair a doença.


Extraído da Revista Bichos.Com  - Nº 04 – 2007 -  Dr. Edson Mauro Nóbrega da Cunha                                                                                                                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário