ACIDENTES DE NATAL: PETS PODEM LEVAR CHOQUES

Donos devem manter cães e gatos, principalmente filhotes, longe das árvores de Natal. Choques ao roer fios do pisca-pisca podem causar de queimaduras locais a edema pulmonar neurogênico nos animais

caesegatos-9O pisca-pisca da árvore de natal representa um grande perigo aos animais de estimação. Cães e gatos, principalmente filhotes, podem roer os fios do enfeite e levar choques. "O ideal é manter árvores de natal e outros enfeites que contenham a luzinha fora do alcance dos animais", comenta Marcelo Quinzani, diretor do Hospital Veterinário Pet Care.

Caso o dono não consiga evitar o acidente, ele deve levar o pet imediatamente ao veterinário. "Choques podem ser leves, causando queimaduras locais, ou graves, resultando em um edema pulmonar neurogênico de difícil tratamento", alerta o especialista.

No momento do acidente, a primeira providência que o dono deve tomar é desligar o fio da tomada e nunca tentar retirar o cão com o fio ligado, uma vez que também pode ser eletrocutado. Também deve afastá-lo de possíveis poças d’água ou urina e nunca jogar água no animal.

Afastando o pet do perigo
Este tipo de acidente costuma ser mais comum com gatos, que possuem preferência maior por brincar com fios e escalar árvores, e também com filhotes. “Estes são extremamente curiosos e ainda não entendem limites, por isso é necessário que os donos impeçam o acesso à área onde o pinheirinho estiver localizado”, explica o veterinário, que reforça ainda que animais já adultos são mais fáceis de serem condicionados a ficar longe do local através de treinos e prêmios.

Serviço: Hospital Veterinário Pet Care  - www.petcare.com.br


CURSOS & E-BOOKS ONLINE INDICADOS PARA VOCÊ


Uma seleção dos melhores cursos e e-books sobre bichos de estimação para você aprender no conforto da sua casa ao lado dos seus bichinhos. Faça sua escolha e receba tudo online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário