ASSOCIATIVISMO - UNIDOS GANHAMOS MAIS

Associativismo surgiu nos primórdios da humanidade, quando o homem percebeu a necessidade de viver em grupos para caçar, se defender e cultivar.
Associativismo ainda é uma palavra que não se encontra nos dicionários, mas que pode ser definida como o ato de se associar, agregar. juntos, unir forças para um fim comum.Numa definição ampla, dizemos que Associativismo é qualquer iniciativa formal ou informal, que reúne um grupo de empresas ou pessoas, com o objetivo principal de superar dificuldades, e gerar benefícios econômicos, sociais ou políticos.

Dentro da necessidade de se criar novas alternativas para superar a crise econômica e buscar o desenvolvimento, o Associativismo é o caminho para novas oportunidades.

Hoje, num mundo globalizado e competitivo, precisamos em nosso país de empreendedores que acreditem no Associativismo, que percebam e valorizem essa forma de representatividade.

Empreendedorismo e Associativismo são aspectos fundamentais e andam juntos.

O número de concorrentes da pequena empresa aumenta a cada dia. O crédito está cada vez mais caro e difícil, da mesma forma, há muita dificuldade para se divulgar o negócio, para desenvolver os métodos gerenciais da empresa, treinar a si e aos funcionários e assim por diante. O incrível, porém, é que há uma forma de atenuar ou resolver muitos desses problemas: " O Associativismo".

Participar de um grupo associativista requer uma transformação muito grande  na personalidade do empreendedor, tal como, deixar a vaidade de lado, reforçar a solidariedade e enxergar no concorrente um aliado. Tudo isso não é simples, pois exige uma grande mudança cultural, uma vez que a maioria das pessoas são individualista.

Perfil Associativista:

-Ver no concorrente um aliado com quem pode aprender;
-Empreendedor não se considera dono da verdade;
-Ter gestão transparente;
-Compartilhar informações e idéias;
-Buscar resultados a longo prazo;
-Tomar decisões de forma colegiada;

Engana-se aqueles que, ao participar de um grupo associativista, trabalharão menos e os resultados virão com maior facilidade. Pelo contrário, exige-se muita dedicação, espírito associativista e, além disso, atitudes cooperativistas para ajudar e ser ajudado.

O Associativismo propõe aos empresários, que são desunidos e agem individualmente, uma união capaz de fazê-los pensar coletivamente, havendo um ganho significativo na cultura empreendedora.

Parceria deve ser a palavra de ordem em toda organização, cujo objetivo é adotar ações colegiadas. Não podemos cair na tentação de obter uma vantagem extra imediata, frustando o modelo. Tudo é uma questão de entender que se trata de uma relação ganha-ganha, tanto por parte dos fornecedores quanto dos associados.

Compartilhar é um fundamento básico do Associativismo e é importante que se tenha em mente que a união deve ser feita para ajudar.

Fonte: Publicado na Revista Bichos.Com - Março 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário