DICAS PARA CORRIGIR CÃES QUE PULAM NOS DONOS

Cães que pulam nos donos e nas visitas. Veja dicas para corrigir esse comportamento 

Seu cão vive pulando em você e nas suas visitas? Você grita e ele não te obedece? Esse comportamento pode ocorrer como demonstração de alegria quando alguém chega em casa, como a busca por algum tipo de recompensa ou até mesmo por dominância.Essas atitudes demonstram algo errado e ausente: a autoridade de um líder da matilha. 
O especialista em comportamento canino Ricardo Tamborini explica que o primeiro passo é estabelecer a liderança do dono. O cão deve entender que determinadas atitudes dele incomodam e que não são corretas. Para isso, ele dá algumas dicas para educar o seu animal: 
- Quando o cão estiver preparado para saltar, vire o corpo e deixe-o pular no vazio. Não diga nada e também não faça nenhum tipo de contato visual. 
- Caso ele seja muito rápido e não dê para desviar, diga “não!” e tire-o de perto, levantando uma das pernas, dando uma leve joelhada. Diga o comando “senta!” ou“deita!”, para que ele comece a entender qual é o comportamento correto. Em seguida recompense-o. 
- Assim que o cão pular, segure firmemente as duas patas e comece a andar para frente e para os lados. Faça com que essa brincadeira de pular fique extremamente chata para ele. Solte quando ele estiver bem incomodado. Dessa forma, ele irá ficar desestimulado a pular nos donos e nas visitas. 

Tamborini lembra que o importante é fazer o cão entender o que é certo e o que é errado e recompensá-lo todas as vezes que ele assimilar o comportamento desejado.“Problemas de comportamento canino não cessam de uma hora para outra, portanto, não fique irritado se ele não parar de pular na primeira tentativa. Continue praticando até fazê-lo entender”, lembra. 
Outra dica muito importante é monitorar-se para não confundir a cabeça do cão, dando carinho quando ele pular e depois “se lembrar” que está fazendo a coisa errada. O dono deve ser firme na hora de ensinar. 
“Mostre a todos da casa como se faz, pois o animal só aprenderá se todos cooperarem”, conclui. 
Ricardo Tamborini é adestrador e especialista em comportamento canino. 

Por Daniel Smith
Jornalista - MTB 43.461/SP
www.newsprime.com.br

Um comentário: