EXPOSIÇÕES CANINAS


As exposições caninas como qualquer amostra competitiva, além da premiação que porventura venha a ganhar um cão, sobre tudo, servem para avaliar a qualidade dos cães comparativamente ao de seus concorrentes, tanto criadores como expositores.

O julgamento do árbitro é subjetivo e portanto sujeito a seu critério pessoal. Você deve participar de exposições, como criador conhecendo pelo menos o padrão da raça que cria. É nas pistas que poderá sentir o que tem produzido.

A você cabe julgar seus próprios cães de fora da pista, para isto deverá se desprender da "cegueira de canil" muito contagiosa, e que não lhe permite ver, a não ser seu exemplar exposto. Nas exposições poderá corrigir alguns defeitos que outros cães não tenham.
Saberá quem padreou o cão melhor que o seu, por que esta fêmea tem dado melhores filhotes que outra, enfim, as exposições para o criador é a base do seu trabalho exposto com cães de outros criadores, e poder dessa forma situar como está a sua criação comparativamente com os concorrentes.

O árbitro somente aponta os cães ganhadores, para o seu critério você faz muito mais, avaliará seus exemplares e continuará com seu plano de criar, se forem melhores que os outros, ou fará alterações que acredite melhorará sua criação. As exposições não deve ser uma guerra, e sim uma reunião de criadores e expositores, onde em cada raça teremos adeptos, companheiros, criadores e trocaremos
informações.

Nunca poderemos esquecer que a criação de cães puros com pedigree se faz com intuito de um melhoramento genético e para o engrandecimento de uma raça. Aprender a explorar uma exposição é o mais importante que um criador tem pela frente para o melhoramento genético. 

No próximo dia 08/10 acontecerá o "II FEST DOG SHOW 2017" no Forrock com três exposições, sendo uma Internacional julgada pelo árbitro da Costa Rica Sr. Luis Roberto S. Brenes e duas Panamericana pelos árbitros Maria Del Carmen Romero do Uruguai e José Arnaldo de Medeiros Neto do Brasil. O Festival é uma realização do Kennel Clube da Paraíba que tem como presidente a Sra. Vilênia Toscano Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário