COMO ENSINAR SEU CACHORRO A FAZER AS NECESSIDADES NO LUGAR CERTO

É um momento de muita alegria quando levamos o filhote tão sonhado e desejado para casa. Depois de meses de pesquisa, escolhendo entre um cachorro de raça ou um “vira-lata”, a hora de recebê-lo na família finalmente chegou, e, com ela, novas responsabilidades e tarefas. A primeira delas costuma ser ensinar o animal a fazer suas necessidades no local adequado.

A dica número um, recomendada por vários veterinários, é de limitar o espaço onde o pequeno poderá circular na casa. Como o espaço é grande, ele facilmente poderia se perder e não encontrar o lugar onde seu tutor gostaria que ele se aliviasse.

Sendo assim, o melhor é escolher um local na casa espaçoso o bastante para ele brincar tranquilamente, para ser o lar dele nas primeiras 3 ou 4 semanas.

Com a área do filhote determinada, forre completamente o chão com fraldas específicas para cães, ou então jornal, e separe um espaço para os potes de ração e água.

Mantenha a região sempre limpa, para o animal perceber que o material no chão absorve a urina, e suas fezes são removidas. Eles não gostam de comer se o ambiente está sujo.

Deixe o cachorro neste espaço por, mais ou menos, uma semana, e não tire-o de lá. Brinque com ele, leve pessoas até lá, mas ele precisa se acostumar com o espaço nesse período.

Após a primeira semana, retire um pedaço da fralda ou jornal do canto onde ele escolheu dormir, e coloque sua caminha. Retire também da área onde ele se alimenta, e mantenha o restante das coberturas.

Vá reduzindo, todos os dias, os locais com forração. Ao ver o cachorro fazendo as necessidades no lugar certo, sempre faça um elogio, um carinho, para ele notar os resultados positivos de sua ação.

Se ele errar, diga “não” com firmeza e espere o momento em que o filhote estiver distraído para fazer a limpeza: ele pode associar que toda vez que fizer xixi, seu tutor vai aparecer para dar atenção.

Quando a terceira semana chegar, espere o animal se alimentar e beber água, para então soltá-lo de seu recinto. Deixe ele brincar e passear pela casa, mas, se notar que ele está rodando e cheirando o chão (ou se já fizer 2 horas da última “ida ao banheiro”), leve-o de volta para o cantinho e aguarde-o se aliviar. Não deixe ele sair até que isso aconteça.

Se acontecer algum acidente, diga “não”, pegue o filhote e o coloque no lugar certo. É possível que ele acabe urinando no caminho, pois ainda não tem controle total sobre seu corpo.

No entanto, se pelo menos ele conseguir terminar no jornal ou fraldinha, faça um elogio. O bichinho precisa conseguir associar o lugar com a ação e a recompensa.

Outros pontos de atenção ao educar seu cachorro

Preste atenção à quantidade de brincadeiras. É claro que estimular seu cão, dar atenção e afeto são coisas importantes, mas eles precisam fazer pausas (normalmente a cada 2 horas) para usar o banheiro.

Ao contrário do esperado, eles não farão essa pausa sozinhos: para não atrapalharem a hora da diversão, eles podem ficar se segurando!

Desse modo, é tarefa do tutor encerrar as atividades e fechar o animal em seu recinto para que faça suas necessidades. Uma dificuldade comum de ser encontrada é a do cão rasgar o jornal da área onde deveria fazer seu xixi.

O barulho do jornal rasgando é extremamente estimulante para eles, e, para quem está entediado, é um prato cheio de diversão por algum tempo - até que tudo esteja em pedaços.

Para evitar esse comportamento (e a bagunça), borrife um pouco de água no jornal, deixando-o úmido. Como o papel estará levemente molhado, não vai fazer barulho ao se rasgar, e o bichinho vai perder o interesse pela brincadeira.

Com essas dicas, em até um mês seu novo amigo estará fazendo suas necessidades na zona certa, e o convívio muito mais tranquilo.

Por Gear SEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário