PINTAGOL BRANCO - O MISTERIOSO


O Pintagol é um pássaro híbrido descendente do acasalamento do Pintassilgo com o Canário Belga. Muitos criadores vem há anos tentando reproduzir o Pintagol Branco, sem no entanto conseguir o resultado desejado. Vários cruzamentos foram feitos com o objetivo de conseguir este maravilhoso híbrido branco, que é o sonho de todos os criadores que fazem cruzamentos dos pintassilgos com canária. Muitos acham que cruzando com a canária branca e tendo um pouco de sorte, vai chegar ao Pintagol Branco, mas no final da reprodução vem a decepção por não ter conseguido o Pintagol Branco que era a finalidade desejada.


Então vamos a forma para conseguir estes pássaros com certa facilidade: Na criação de canários existem 483 cores entre elas o Acetinado prateado(AC PR) que é um canário aparentemente branco, mas que pertence a linha escura com os olhos vermelhos. 

Cruzando o Pintassilgo com uma canária de cor acetinado prateado, 25% dos filhotes nascerão branco, e com uma curiosidade que é todos os filhotes branco deste cruzamento serão machos.

Fonte: Publicado inicialmente na Revista Bichos.Com - Ano I - Nº 02 - Abril/2007 - Por Evonildo Sifrônio(Criador e diretor da APCC).

12 comentários:

  1. Fiz o acasalamento com o pintassilgo baianinho com a acetinada prateada olhos vermelhos, saiu os 4 verdes puros sem outra cor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tirando pintagol de tarim ancestral, na sorte vou ver se sair um branco !!

      Excluir
  2. Tem alguma alimentação especial ou remédio para fazer meu pintassilgo galar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo contato.
      Uma boa alimentação é um passo importante para reprodução do pintassilgo. Forneça sementes de painço, alpiste, senha, aveia, nabão, além de legumes e verduras como jiló, pepino, couve, mostarda e agrião. Também frutas como goiaba e maçã, sem sementes.
      A alimentação do Pintassilgo deve ser bastante variada com tipos diversos de sementes, eles aceitam bem a farinhada.
      Quanto a remédio peça orientação ao médico veterinário, um profissional especialista em aves é mais indicado.

      Excluir
    2. tem sim.
      a chamada sorte grande!!
      agora tao fallando ai de painço pepino etc
      precisa ver de que planetta é esse pintassilgo kkkk

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá, poderia enviar uma ou algumas fotos dele para divulgarmos aqui na revista? Ficaríamos felizes em compartilhar com os leitores da revista Bichos. Com

      Excluir
  4. Tem dois pintagol brancos na minha criação...muita sorte dois irmãos idêntico.

    ResponderExcluir
  5. tenho um pintagol branco e cinza

    ResponderExcluir