PINTAGOL BRANCO - O MISTERIOSO


O Pintagol é um pássaro híbrido descendente do acasalamento do Pintassilgo com o Canário Belga. Muitos criadores vem há anos tentando reproduzir o Pintagol Branco, sem no entanto conseguir o resultado desejado. Vários cruzamentos foram feitos com o objetivo de conseguir este maravilhoso híbrido branco, que é o sonho de todos os criadores que fazem cruzamentos dos pintassilgos com canária. Muitos acham que cruzando com a canária branca e tendo um pouco de sorte, vai chegar ao Pintagol Branco, mas no final da reprodução vem a decepção por não ter conseguido o Pintagol Branco que era a finalidade desejada.


Então vamos a forma para conseguir estes pássaros com certa facilidade: Na criação de canários existem 483 cores entre elas o Acetinado prateado(AC PR) que é um canário aparentemente branco, mas que pertence a linha escura com os olhos vermelhos. 

Cruzando o Pintassilgo com uma canária de cor acetinado prateado, 25% dos filhotes nascerão branco, e com uma curiosidade que é todos os filhotes branco deste cruzamento serão machos.

Fonte: Publicado inicialmente na Revista Bichos.Com - Ano I - Nº 02 - Abril/2007 - Por Evonildo Sifrônio(Criador e diretor da APCC).

4 comentários:

  1. Fiz o acasalamento com o pintassilgo baianinho com a acetinada prateada olhos vermelhos, saiu os 4 verdes puros sem outra cor.

    ResponderExcluir
  2. Tem alguma alimentação especial ou remédio para fazer meu pintassilgo galar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo contato.
      Uma boa alimentação é um passo importante para reprodução do pintassilgo. Forneça sementes de painço, alpiste, senha, aveia, nabão, além de legumes e verduras como jiló, pepino, couve, mostarda e agrião. Também frutas como goiaba e maçã, sem sementes.
      A alimentação do Pintassilgo deve ser bastante variada com tipos diversos de sementes, eles aceitam bem a farinhada.
      Quanto a remédio peça orientação ao médico veterinário, um profissional especialista em aves é mais indicado.

      Excluir