CÃES DE GUARDA

Rottweiler - Foto: Internet

Os Amigos do Seu Patrimônio

“Esta situação não pode continuar, temos que encontrar uma solução“. Dialogavam a mulher e o marido após mais um assalto à sua casa. “E o que vamos fazer para acabar com estes assaltos que estão acontecendo?”. Adquirir um cão. A resposta é compreensível se observarmos alguns fatores que levam a escolha do cão no lugar do homem como guarda do seu patrimônio: A manutenção de um ou dois cães é bem mais barata, não recebem salários, férias, não chegam embriagados ao serviço, não recebem suborno e, o mais importante de tudo, o cão é seu fiel amigo e com certeza lhe defenderá até a morte.
Com a crise de violência no país, os índices de assaltos tem aumentado sendo assim a população se volta para os cães como alternativa contra o perigo ao seu patrimônio. É fácil pensar que, com o aumento da procura por cães de guarda, há também um maior número de pessoas interessadas em criá-las. Em diversos bairros das capitais do país existe pelo menos um canil instalado. Esses canis utilizam-se do avanço da tecnologia como: Rações balanceadas, vacinas e medicamentos mais eficazes, além de serviço informatizado para planejamento dos acasalamentos e contabilidade. O marketing é também muito usado pelos criadores, frequentam eventoscinófilos, feiras de animais, possuem sites e anúncios em revistas especializadas, a fim de divulgar as raças que criam. Os bons canis dão toda assistência ao novo proprietário, esses canis estão atualmente com suas agendas cheias com reservas de filhotes que ainda irão nascer.
Pastor Alemão - Foto: Internet 

As pessoas procuram o cão para guarda de residência, mas os cães podem se adaptar à função de guarda dos mais diversos locais: Chácaras, fazendas, lojas, edifício, etc. Existem empresas interessadas em utilizar cães de guarda, necessitando da assistência do canil a respeito de informações sobre a manutenção doscães e ao treinamento do pessoal que iria lidar com eles.



7 Cães de Guarda e Suas Vantagens

As raças de guarda e utilidade são as mais escolhidas para a função de guardar sua casa. Isto devido a algumas vantagens, o cão da raça Fila Brasileiro, por exemplo, mantém o caráter e imensa potência protegendo o território e pelo seu temperamento e porte, na hora do ataque, ele tem determinação e mesmo machucado não desiste. Outro cão de destaque é o Rottweiler que entre suas vantagens, têm um ótimo equilíbrio emocional, não morde a toa, para a família é extremamente dócil. Apenas quando se sente ameaçado por estranhos não acompanhados por familiares da casa, ele ataca. É um cão muito silencioso, não é agressivo e tem um equilíbrio para diferenciar quando é hora de brincar e de agir, com muito controle. Não é um cão de alarme, ele, sobretudo o protege. O Dobermann é um cão ágil, de temperamento agressivo e alerta, é excelente guarda para grandes espaços como indústrias, mansões, etc. O mesmo por ser um cão muito ativo, vigia toda a área incansavelmente. Já o Dogue Alemão tem duas vantagens, em primeiro lugar o imponente porte que é fundamental e em segundo é um cão hiper-equilibrado, só atacando quando realmente necessário. O Pastor Alemão se destaca pela obediência e fidelidade para com seu companheiro, excelente temperamento, porte e agilidade. O Akita é um cão completo, desempenhando a função de agradável companheiro sem perder a eficiência na guarda. É um cão reservado aos amigos que só latem quando há necessidade, tão fiel ao dono e seus filhos que acabou merecendo o título de cão Samurai.  O Boxer é muito devotado ao dono e sabe a hora de agir para protegê-lo. Adora crianças e protege como se fosse seus filhotes, a raça é vista como ‘babá de crianças’.
Dogue Alemão

Os temperamentos dos cães descritos acima são de acordo com seu padrão de raça, desde que seja de cruzamentos selecionados, os cães irão se comportar o mais próximo dos mesmos.
Akita
Nas residências onde os cães são mais utilizados, eles desenvolvem muito bem sua função de guarda chegando a resolver e diminuir muitos assaltos. Existe quem confia na sorte e arriscam seu patrimônio. Fica a certeza de que um ladrão não irá assaltar uma casa com um cão de guarda que pode lhe machucar. Ficando mais fácil entrar e assaltar a calma casa do seu vizinho.
Por João Eduardo Guimarães - Crio atualmente Rottweiler e Bulldog Inglês, já criei Boxer, Fila Brasileiro, Dobermann, Pastor Alemão, Weimaraner, Terrier Brasileiro e adestrei além destes, o Dogue Alemão e o Akita. Apresentei essas raças em diversas exposições caninas, chegando a conquistar o melhor da exposição. Lembrando que criei dezenas de cães SRD e que alguns eram verdadeiros cães de aguarda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário