Raças de gatos mais comuns no Brasil

Não é à toa que os gatos são muito queridos: é um animal de estimação peculiar, mas não perde sua fofura

















O segundo animal de estimação mais criado no país é um tanto quanto peculiar: independentes, astutos, espertos e com personalidade, desde o Egito antigo os gatos acompanham o homem e conquistam as pessoas por onde passam. Além das características psicológicas, suas características físicas também chamam a atenção e fazem deles animais de estimação muito fofos!
Alessandra Sayegh, professora do Curso Online UOV Hotel para Cães e Gatos, ressalta que os animais de estimação, sejam eles gatos ou cachorros, vêm sendo vistos, cada vez mais, como membros da família e, por conta disso as pessoas têm se tornado cada vez mais exigentes sobre qual raça escolher.
Cada raça de gato possui sua especificidade. Por consequência, é preciso conhecê-las a fundo para escolher a que mais combine com seu estilo de vida. Apresentaremos a seguir algumas das raças mais criadas no Brasil e suas características para facilitar a sua escolha:

Persa
Sua cara de malvado e o focinho plano são características marcantes dessa raça. A boa notícia para os amantes de gatos é que de malvado ele só tem a cara. É um gato curioso e que adora deitar-se no colo de seu dono para receber carinho. Ainda, tem pelo longo e macio.
Siamês
As cores chamam a atenção nessa raça: olhos azuis e pelo em degradê. É uma raça versátil, mas também imprevisível. É uma raça mais “falante”, pois mia quando está com fome, quando está desconfortável e até quando está feliz.
Himalaia
Fruto do cruzamento entre a raça Persa e a raça Siamês, o gato Himalaia é relativamente novo e possui características das duas: seu corpo é peludo, como nos persas, e as cores são únicas, como nos siameses.
Maine Coon
O gato Maine Coon chama a atenção pelo seu tamanho. A raça é conhecida como “gato gigante”, pois um adulto de médio porte pode chegar a pesar 12 a 14kg.
Angorá
São mais parecidos com os cachorros em seu aspecto psicológico: é um gato brincalhão e carinhoso. Por isso, é muito indicado para crianças. Seus olhos também despertam a curiosidade das pessoas, pois são claros e, em muitos casos, também podem apresentar cores diferentes um do outro.
Siberiano
É uma raça de origem russa e que possui um pelo longo, macio e grosso. O gato siberiano não deve ser deixado sozinho, pois essa raça é muito carente.
Sphynx
Imagine um gato sem pelos! Essa raça é exatamente assim e acaba chamando a atenção por ter um visual nada comum em relação ao que estamos acostumados. É uma raça um pouco rara e chama a atenção de muitos criadores exatamente por essa característica.
Burmese
Também é uma raça brincalhona, além de inteligente, carente e tranquila. Sua característica mais marcante são suas bochechas, que são gordinhas e arredondadas.
Ragdoll
Assim como o Maine Coon, o gato ragdoll também é de grande porte. É uma raça dependente e muito dócil. Chama a atenção pelo fato de seu peso e tonalidade dos pesos serem definidos ao longo de sua vida.
British Shorthair
Seu nome em inglês diz muito sobre sua aparência: britânico de pelo curto. Ainda, suas pernas, rosto e pescoço são gordinhos, o que chama a atenção de muitos brasileiros.
Por Renato Rodrigues
Fonte: Canal do Pet – canaldopet.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário