Saúde dos Peixes Ornamentais e Manutenção do Aquário

Imagem de Regina Wölk por Pixabay 













A saúde dos peixes depende do tipo de peixe, que inclui peixes de água salgada (peixes marinhos) e peixes de água doce (peixes não marinhos). O tipo de aquário também depende do tipo de peixe que você planeja criar. Se você comprar peixes de água salgada, é importante verificar o estado dos peixes todos os dias. Se o seu peixe parece saudável, você pode estar fazendo certo.


Por outro lado, se seu peixe parece desconfortável, você precisa tomar outras medidas para manter a saúde do peixe. É importante que você esteja familiarizado com cada tipo de peixe do aquário para ajudá-lo a determinar o comportamento. A familiaridade com os peixes o ajudará a notar mudanças especiais no comportamento.


Além disso, você deve certificar-se de alimentar os peixes de acordo com as necessidades deles. Alguns peixes precisam de comida a cada três dias, enquanto outros não. Para manter o estado da água, você precisará usar um filtro para evaporar a água e remover o cloro acumulado, além de precisar adicionar cálcio. Se você tiver peixes de água salgada, é recomendável adicionar sal iodado ao tanque pelo menos duas vezes por semana. Além disso, você precisa limpar o tanque de fotossíntese (algas) regularmente. 

Imagem de Bruno /Germany por Pixabay 

Você precisará remover pelo menos 10% e não mais que 15% da água do aquário a cada semana. Depois de retirar a água, encha o reservatório de água com água pura. Este processo ajudará a eliminar produtos químicos indesejados. Se você estiver enchendo o aquário com água da torneira, procure orientação nas lojas de animais locais, pois os lojistas sabem se a água na área é suficiente para manter a saúde dos peixes.


A água acumula cloro, amônia, cobre, metais, etc. Se produtos químicos se acumulam em seu abastecimento de água, você precisa adquirir um sistema de purificação de água ou tomar medidas químicas. A maioria das lojas de animais que vendem peixes pode usar sistemas de filtração química, biológica e mecânica. Pergunte ao lojista, tire suas dúvidas, ele poderá lhe ajudar.


 Ao substituir a água do peixe, remova filtros de areia, aspiradores de pó, etc. para remover o lixo no cascalho. Você pode comprar kits de teste em uma loja de animais local que também vende peixes. O kit de teste é muito importante porque você precisa testar o aquário pelo menos uma vez a cada duas semanas. Depois de testar a água, é recomendável esperar 24 horas antes de trocar a água. Este kit de teste irá ajudá-lo a detectar o acúmulo de nitrito, amônia, cloro, metais, cobre, cálcio, nitrato, etc., incluindo o pH da água.

Imagem de Kullerkeks por Pixabay 

Lembre-se de que os peixes produzem seus próprios níveis de nitrito, que não são tóxicos para eles. O nitrito é definido como sais ácidos nitrosos e o nitrito é produzido pelo ácido. O nitrato é usado para alterar compostos orgânicos e convertê-los em nitratos.


O nitrato ajuda a quebrar a amônia e convertê-la em nitrito, enquanto o nitrato produz amônia. Além disso, o acúmulo de alcalinidade deve ser verificado a cada mês. Alcalinidade é uma medida de álcali, que é concentrada e medida com base no pH da água. A caixa de teste é geralmente usada para testar a alcalinidade.

Imagem de gemmiti por Pixabay 

Os tanques de peixes geralmente incluem sistemas de filtração ou filtros, como filtros químicos, biológicos e mecânicos. Uma vez danificados, é importante substituir esses filtros. Verifique o filtro a cada duas semanas.


Além disso, você deve repor pelo menos um quarto da água do peixe para purificação a cada mês. É recomendável que você mantenha registros de detalhes específicos dos cuidados com os peixes e com o aquário. Para saber mais, fique online agora.


 Receba novidades da revista, Inscreva-se no topo da aba lateral.


Siga a revista no Facebook e Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário