Os cachorros da Rainha: Saiba mais sobre o Corgi

 

Exemplar da raça Corgi

A monarca britânica teve cerca de 30 cães da raça ao longo de seus 96 anos


Além de deixar sua marca registrada na história como uma importante líder mundial, a Rainha Elizabeth II era uma grande petlover. Desde a adolescência, a monarca - que faleceu nesta semana e foi a soberana britânica de mais longo reinado - já teve aproximadamente 30 cachorros da raça Corgi, quase todos descendentes de sua primeira companheira de quatro patas, Susan, um presente pelos seus 18 anos.
 

Mas por que a paixão de Elizabeth II pelos Corgis? A médica-veterinária e coordenadora de conteúdo do Grupo Petlove, Jade Petronilho, aponta algumas características desta raça que ajudam a explicar o encantamento da Rainha pelos cães. “Os Corgis são conhecidos mundialmente por serem os favoritos da Rainha Elizabeth. Toda a família real tem uma paixão especial pela raça. Eles têm uma aparência 'rebaixada' e se assemelham às raposas, principalmente devido às suas orelhas compridas e eretas. O que poucos sabem, na verdade, é que os cães atuais da Rainha são os Dorgis, uma mistura de Dachshund com Corgis. Ambos são cachorros inteligentes e extremamente amorosos. Leais e adaptáveis, são perfeitos tanto para pessoas que moram em apartamentos quanto em casas com espaços maiores".
 

Originalmente, o Corgi - ou Welsh Corgi - foi criado para pastorear gado, ovelhas e até cavalos, mas rapidamente ganhou seu espaço como um animal de estimação, graças ao seu temperamento afetuoso, fiel e inteligente. A especialista explica que a raça é muito adaptável e que pode viver tranquilamente tanto em um quintal ou grande jardim quanto dentro de um apartamento enxuto.
 

Suas pernas curtas, coxas musculosas e peito profundo permitem que os cães sejam firmes, ágeis e possuam uma energia pouco vista em cães do mesmo porte, tendo em média de 25 a 30 centímetros de altura e um peso de até 13Kg.

A pelagem dos Corgis é dupla e densa, podendo ser curta ou longa, com coloração zibelina, vermelho, preto, três cores ou fulvo, normalmente com manchas brancas em algumas áreas do corpo. Os pelos requerem pouquíssimos cuidados no dia a dia, sendo uma escovação semanal o suficiente para mantê-la saudável e sem fios mortos -- a frequência deve aumentar durante o período de troca de pelagem.
 

Jade comenta ainda que o Welsh Corgi tem duas variedades: o Pembroke e o Cardigan. Eles foram registrados como uma única raça até a década de 1930, apesar de muitos criadores acreditarem que ambos foram desenvolvidos separadamente e, por isso, deveriam ser duas linhagens distintas. Os dois tipos são bem parecidos, até mesmo em relação ao temperamento e habilidades de pastoreio, mas o Pembroke é um pouco menor e mais leve que o Cardigan.
 

Para quem estiver pensando em adotar um Corgi, a especialista lembra que, apesar de ser dócil e se adaptar bem a diferentes ambientes, o cão precisa de uma rotina de atividades diárias para manter sua saúde em dia, bem como ter um local tranquilo para poder descansar, longe de grandes agitações.


 

 

*Fundada em 1999, o Grupo Petlove iniciou suas atividades como um e-commerce, pioneiro no setor no país, e hoje se consolida como o primeiro ecossistema pet no Brasil. Atualmente, a companhia engloba outras frentes de negócios, como saúde, hospedagem e serviços, sempre focada em oferecer soluções completas para tutores e pets, seja no mundo virtual ou presencial. A empresa também tem forte atuação no segmento B2B e busca a valorização dos profissionais do setor, com soluções voltadas a médicos veterinários e petshops, empreendedores e pet sitters, fortalecendo todo o ecossistema pet por meio das plataformas de conteúdos técnicos e auxílio ao médico veterinário e de gestão de negócios com as marcas Vet Smart e Vetus, respectivamente.




Por Lais Colombini  - Loures Consultoria 


A Nova revista está sendo preparada. Aguardem!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário