Dia do Médico Veterinário: levantamento conclui que falta valorização da profissão no Brasil

Foto: Reprodução/Pixabay


De acordo com a pesquisa Radar Vet, realizada pela Comac/Sindan, quatro em cada dez profissionais da área afirmam que a falta de reconhecimento é a principal dificuldade na carreira


Em 9 de setembro de 1993 foi regulamentada a profissão de médico veterinário, transformando a data no dia oficial em comemoração à profissão. Desde então, a atividade profissional vem ganhando mais relevância, principalmente com o aumento da população pet e uma maior ligação entre tutores e animais. Buscando entender o perfil do veterinário brasileiro, a Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) realiza regularmente a pesquisa Radar Vet, entrevistando profissionais de todas as regiões do Brasil.

 

O estudo mais recente entrevistou 732 profissionais e constatou que a falta de valorização profissional é hoje a principal dificuldade na carreira - um sentimento reportado por 40% dos respondentes. Além disso, a limitação financeira para o cuidado com seus pets dos tutores é outro desafio para o desempenho dos veterinários, o que se reflete em uma série de decisões e recomendações do profissional.

 

O Radar Vet é o mais completo estudo sobre a profissão no Brasil, apresentando um panorama fiel da profissão no País. De acordo com o levantamento, a principal especialização é a de clínica médica, cirúrgica e preventiva, com 42% do total dos profissionais. Em segundo e terceiro lugar, ficam, respectivamente, cirurgia com 12% e medicina de felinos com 9%. Dermatologia e Anestesiologia empataram com 6%.

 

Já a idade média dos profissionais é de 37 anos e as atividades que mais se destacaram foram de funcionários em clínicas veterinárias (38%) e de donos de clínicas (33%). Outros 22% atuam como autônomos e 4% se identificam como autônomo com contrato de prestação de serviços. No que diz respeito às atividades executadas, o atendimento clínico/cirúrgico é realizado por quase todos os entrevistados. Compras e gestão são tarefas assumidas pelos donos dos estabelecimentos em 70% e 75% dos casos, respectivamente.

 

Aplicativos como VetSmart, além de cursos online e os webinar foram apontados pelos respondentes como as principais formas de atualização profissional nos dias de hoje. Por outro lado, os livros, congressos e revistas técnicas do segmento pet apresentam queda em relação a 2018.

 

“O Sindan quer ser um parceiro desses profissionais, tanto no desenvolvimento de medicamentos inovadores para o tratamento dos animais quanto na geração de informações e inteligência de mercado. Queremos interagir com os principais players desse segmento no sentido de fortalecer e desenvolver a cada dia mais o mercado pet brasileiro”, afirma Andrea Castro, coordenadora da Comac.

 


*Fundado em 1966, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) congrega 91 empresas responsáveis por cerca de 90% do mercado brasileiro de medicamentos veterinários. Entre as suas atribuições, estão a representação legal das indústrias de saúde animal perante os órgãos oficiais, a produção de estudos, coordenação de campanhas sanitárias e educativas, além da comunicação e defesa da reputação do setor. Saiba mais no site ofical do Sindan.
 

*A COMAC (Comissão de Animais de Companhia) foi criada em 2007 e trata dos interesses de um dos mais importantes e crescentes segmentos da indústria veterinária brasileira e mundial, o mercado de cães e gatos.

A instituição surgiu com a necessidade de cuidar do mercado de animais de companhia e, por meio da interação com os principais players desse mercado, a COMAC executa ações que estimulam o desenvolvimento do mercado pet brasileiro, principalmente das áreas ligadas à saúde animal.



Por Carlos Vinicius Amorim  - Fundamento RP 



Tudo sobre eventos pet

Agenda - Congressos -Exposições - Feiras - Campeonatos - Seminários



Nenhum comentário:

Postar um comentário