Veterinário alerta para o perigo de intoxicação em animais

 

Quanto antes o diagnóstico mais chances de minimizar os efeitos. Hemodiálise pode ajudar no tratamento dos casos de intoxicação e envenenamento


Após recentes casos de intoxicação por etilenoglicol, muitos tutores estão preocupados em como identificar e tratar seus pets em caso de possível intoxicação. Por isso, o veterinário do Hospital Veterinário Veros, Rafael Trevisan, alerta aos primeiros sinais que o animal pode apresentar.

 

Segundo o especialista a principal função do etilenoglicol é agir como anticoagulante em países com temperaturas extremas, e aqui no Brasil, para resfriamento de máquinas, tratamento de ferrugens de motor e radiador de carros. Mas casos recentes colocaram um alerta importante sobre o tema envenenamento.

 

Avaliar os sintomas como diarreia, vômito e falta de apetite são possíveis indícios de intoxicação. “Caso seu pet esteja com algum desses sintomas é imprescindível a procura imediata por um especialista para avaliar de perto as causas e indicar o melhor tratamento”, afirma o veterinário.

 

O diagnóstico, na maioria das vezes, é por anamnese com histórico de ingestão alimentar e, quando identificada a intoxicação nas primeiras horas, é feito lavagem estomacal ou a utilização do carvão ativado para neutralizar qualquer resido da substância que não tenha sido absorvida.

 

“O álcool etílico também é utilizado – com acompanhamento médico - para neutralizar o envenenamento e agir no fígado, com o objetivo de minimizar os prejuízos para o animal”, recomenda o especialista.


“Caso seu pet esteja com algum desses sintomas é imprescindível a procura imediata por um especialista..."

 

Outro ponto importante para a efetiva recuperação do animal é uma avaliação renal e hepática minuciosa com exames de sangue ou urina que irão detectar o aumento de toxinas na corrente sanguínea, podendo reduzir ou até mesmo parar a produção de urina, além da ultrassonografia. Casos de insuficiência renal podem ser diagnosticadas em casos de envenenamento.

“A partir do diagnóstico da insuficiência renal entramos com a hemodiálise para ajudar a retirar parte das enzimas”, recomenda o médico. Caso o diagnóstico seja recente, o tratamento irá ajudar no equilíbrio ácido básico no sangue controlando o PH e as toxinas que o rim não consegue mais depurar. Segundo o especialista o que se recomenda, no geral, é um tratamento de uma semana a 10 dias, com hemodiálises esporádicas até a recuperação e evolução do quadro do animal.

 

É importante salientar que, uma vez diagnosticado o quadro de insuficiência renal, o animal poderá desenvolver a doença de forma crônica, precisando ser monitorado para o resto da vida dele, porém levando uma vida normal.



Por Mariana Muzardo - ICCOM



Feira Super Pets Mag Shopping

De 14 a 16 de Outubro



Nenhum comentário:

Postar um comentário