COMO É UMA EXPOSIÇÃO CANINA

PUBLICIDADE
CURSO BANHO E TOSA


Quando começou e qual a historia das exposições caninas? Desde o começo, o setor que mais despertou interesse  foi o das exposições. Com o objetivo principal de selecionar  e melhorar as raças. Este objetivo data deste os meados do século XIX quando realizou-se a primeira exposição oficial no ano de 1859 no Palácio de Newcastle na Inglaterra e só contou com a participação de cães das raças Pointer e Setter. Antes as exposições não tinham grandes regulamentos mais foram bem aceitas, tanto que em 1863 foi a vez da Itália, realizando outra na cidade de Milão.

A Grã-Bretanha, berço das exposições caninas, fundou a primeiro de abril de 1873 em Londres o Kennel Club Inglês onde começou a formar o”Stud Book” isto é, o livro de origens. Seguindo o exemplo da Inglaterra, os Estados Unidos fundou em 1884 o American Kennel Club, o mesmo fazendo as principais nações Europeias.

No Brasil a 10 de novembro de 1922 foi fundado o Brasil Kennel Club no Rio de Janeiro  e no dia 14 de julho de 1923, no Rio foi realizada a primeira exposição tecnicamente organizada.

Foi a partir da data de 1873 que a cinofilia começou a se expandir e os cães, nossos fiéis amigos começaram a ganhar maiores atenções através de leis, registros, criação do livro de origens, etc...

Ao adquirir um filhote com pedigree você não deve deixar de inscrevê-lo em uma exposição, pois além de viver momentos agradáveis; conhecer novos amigos, você verá exemplares maravilhosos e conhecerá muitos criadores que poderão tirar algumas de suas dúvidas. A real finalidade de uma exposição canina é a seleção de cães que mais se aproxime do padrão da raça em julgamento, escolhendo assim bons exemplares para o plantel.

A campanha que um cão poderá fazer em exposições brasileiras inicia-se com o Jovem campeonato até o campeonato sul-americano, pan-americano e internacional. No exterior pode-se obter títulos de campeão americano (USA), campeão  canadense (Canadá) e outros.

Inicialmente os cães são julgados por raça, possuindo as mesmas características anatômicas, aparência, finalidade e porte. Na avaliação da raça há o julgamento por categoria, ou seja classe: Filhote e Adulto.

Ao iniciar a exposição os cães serão chamados pela superintendência da entidade que estará realizando o evento a comparecerem em pista, primeiramente, os cães inscritos e pertencentes a uma raça. O juiz solicitará a quem conduz o cão (o handler) que vá em linha reta até  poucos metros e volte ao ponto de partida. Isto permite ao juiz o julgamento do cão visto de trás e de frente, feito isto o juiz solicitará que seja dado uma volta(sentido anti-horário) permitindo deste modo avaliar o cão lateralmente. Ao parar em local predeterminado o handler deve permanecer com o cão em “Stay”, ou seja, parado lateralmente para o juiz, na posição natural da raça.


A partir daí o juiz escolhe os melhores de cada classe, melhor fêmea, melhor macho, e o melhor da raça. O melhor de cada raça irá disputar o grupo. Os vencedores de grupo disputaram o melhor da exposição.


II SHOW DE CÃES

Dia:18/08/2013 - Domingo

Local: Centro Universitário UNIPÊ - Br 230 - Km 22
João Pessoa - Paraíba

kennelparaiba@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário