SAÚDE DO BICHO

O B E S I D A D E
Foto da intenet

Não há teste específico para se diagnosticar a obesidade. Ela é uma impressão clínica, ou seja, determina-se pelo exame, o aspecto físico do cão ou gato. O animal pode estar obeso por causas fisiológicas  e patológicas.

As causas fisiológicas são resultados da ingestão excessiva de alimento e pouco exercício físico. Animais que tem pouco espaço e não passeiam com frequência, estão propensos à obesidade pela falta de exercícios. Assim também cães que  comem restos de comida, ao invés de ração, estão mais sujeitos a serem superalimentados. Em suma, o animal está gordo porque come muito e/ou se exercita.
PUBLICIDADE
As causas patológicas da obesidade são, principalmente, os distúrbios hormonais. Alterações nas glândulas adrenais ou tireoide e a diabetes podem levar o animal à obesidade. Normalmente, esses distúrbios são acompanhados por outros sinais como problemas dermatológicos, alterações no cio, aumento da ingestão de água, etc.
O cão obeso está sujeito a: Lesões articulares, diabetes, problemas pulmonares e cardíacos, infertilidade e dificuldade reprodutiva, maiores riscos cirúrgicos e maior dificuldade de cicatrização.
Foto da internet
Muitos acham que o animal gordo é um animal sadio, mas esta é uma mentalidade que deve mudar se a pessoa quer que seu cão viva mais tempo. Se o animal estiver gordo, oriente-se com o veterinário para determinar a causa e iniciar um tratamento ou dieta.


Publicado inicialmente na RevistaBichos.Com – Ano I – Nº 02 – Abril/2007 – Por Dr. Edson Mauro N. Cunha – CRMV -0630

Nenhum comentário:

Postar um comentário