SEU CÃO É CIUMENTO? SAIBA COM CONTROLÁ-LO


Assim como muitos de nós, a maioria dos cães tem muito ciúme das pessoas que gosta, principalmente quando se sente o “dono” delas. Esse instinto natural deve ser controlado para que haja um convívio harmonioso entre o animal, o dono e outras pessoas.

O especialista em comportamento canino Ricardo Tamborini explica que é muito comum o cão latir sem parar ou até mesmo avançar em alguma visita que se aproxima de seu dono para conversar.
“Para evitar esse comportamento é necessário mostrar ao cão que você é o líder, que quem manda é você e não ele. Por isso, seja firme e dê-lhe uma bronca quando ele começar a latir ou ameaçar avançar nas visitas”, recomenda.

Tamborini ainda lembra que o responsável pela bronca e pela correção é o dono e nunca a pessoa que está sendo ameaçada, para não atrapalhar o futuro bom relacionamento dos dois. A visita tem que transformar sua aproximação em algo agradável para o cão.


Uma dica importante é fazer um pequeno treino com o cão. “Quando estiver passeando na rua com ele e algum amigo se aproximar ou quando alguma visita chegar à sua casa, peça para o amigo ou visitante dar-lhe alguns petiscos e, em seguida, se possível, fazer bastante carinho. Desta forma, o cão associará a aproximação ou a chegada das visitas a algo agradável”, conclui Tamborini.

Por Daniel Smith
Jornalista - MTB 43.461/SP
www.newsprime.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário