CUIDADOS ESPECIFICOS PARA PITBULL


Cuidados específicos para quem tem ou quer ter um Pitbull.

Pitbulls são erroneamente considerados violentos, porém são, além de ágeis, fortes e autoconfiantes, carinhosos e companheiros. Conheça aqui como tratar adequadamente seu Pitbull.

Pitbulls são animais erroneamente julgados como agressivos e violentos. Apesar de terem um porte físico poderoso e até apresentarem certa agressividade contra outros cães, se tiverem proprietários responsáveis, que os adestrem corretamente, podem se tornar totalmente sociáveis e amáveis.

Pitbulls criados com amor e carinho gostam de agradar e são bastante empolgados, além de serem ótimas companhias e gostarem de crianças.

São muito energéticos e precisam de atenção, uma vez que possuem muita energia para dar e vende e por conta disso precisam liberá-la de alguma forma. Uma ótima maneira de se fazer isso é com passeios freqüentes, que devem acontecer desde quando filhote para aprender a socializar, e ter um grande quintal para ele brincar.

Nesse texto você encontrará os cuidados necessários para quem já tem um cachorro da raça Pitbull ou para quem gostaria de ter um desses impressionantes cães.

Dicas sobre o cuidado com Pitbulls
Definitivamente Pitbulls não são cães de guarda. Quando bem adestrados, sobretudo para controlar sua energia, aprendem a conviver com as pessoas. Assim sendo, ele vai ser amigável até com desconhecidos.

É aconselhável que pessoas agitadas, violentas ou que não possuem tempo suficiente para treinar seu cão e dispor de tempo para conviver com ele, não tenham um Pitbull. Ele necessita de disciplina desde filhote, ou seja, exige tempo, atenção e cuidado. Além disso, os cães de raça precisam gastar sua energia com longos passeios, logo é fundamental que se tenha tempo para compartilhar com eles.

Alimentação
Para uma boa alimentação é importante se atentar ao fato de que são animais com grande massa corporal e que necessitam de energia. Então é importante saber que sua alimentação deve ser baseada no correto equilíbrio de vitaminas, carboidratos, proteínas, sais minerais e ácidos graxos para poder atender à sua necessidade nutricional.

Como alimentar seu filhote Pitbull?
Filhotes de Pitbull são muito carinhosos e brincalhões. Para que seu filhote cresça de forma saudável, é recomendado o uso de comida de cachorro seca, elaborada para raças grandes.

Vale lembrar que a alimentação que você fornecerá ao seu filhote vai ditar o cão adulto que ele será. Quando filhote, o que é mais necessário é ração baseada em leite, pois é rico em cálcio que fortalecerá a formação óssea do Pitbull.

Uma dieta crua também pode auxiliar no desenvolvimento do seu cãozinho. Alimentos enlatados molhados também ajudam por terem alta concentração de proteína, contudo, cuidado com a comida molhada, pois pode causar placa bacteriana nos dentes.

Para alimentar seu bebê Pitbull, você pode utilizar a ração premier fórmula para cães filhotes de raças grandes, por conter ingredientes nobres e selecionados, ser rica em cálcio por ser baseada em leite, o que auxilia no desenvolvimento dos ossos e dentes, proporcionando ao seu filhote uma pelagem bonita, melhor digestão e fezes de pouco volume.

Seu filhote de Pitbull deve ser alimentado com ração para filhotes até completar um ano, quando pode começar a ser substituída gradativamente por ração para cães adultos. Jamais dê resto de comida ao seu amigão ou amigona.

Como alimentar seu Pitbull adulto?
Assim como acontece com os filhotes dessa raça, o modo como o Pitbull adulto absorve nutrientes difere dos outros animais, por isso é necessário oferecer-lhe uma ração específica, como a Premier Pit Bull.

Vacinação
Sempre tenha a vacinação do seu cão em dia. Além de ser uma responsabilidade do criador de Pitbulls, também é uma demonstração de amor por eles.

A vacina vai prevenir que seu cão contraia doenças perigosas e até fatais, além de diminuir zoonoses, isto é, doenças que atingem o ser humano, tais como a leptospirose e a raiva.

Vermifugação
Independentemente se há indícios de vermes no seu Pitbull, você deve manter regularmente a ação de vermifugação, sempre acompanhada de um veterinário.

Vermes intestinais podem estar presentes em todos os cães e, sobretudo, nos filhotes. Manter uma correta administração de vermífugos ajuda seu animalzinho a manter a saúde e o bem-estar. O mesmo vermífugo que você usa para eliminar possíveis vermes serve também como medida preventiva.

Jamais medique seu cãozinho sem ter consultado um veterinário antes. Se você perceber alguma alteração no comportamento do seu cão ou suspeitar de alguma doença, leve-o imediatamente a um profissional.

Adestramento
Pitbulls são cães com muita energia. Quando essa energia não é liberada, muitos cães se tornam deprimidos e, no caso dessa raça específica, podem se tornar agressivos.

Longos passeios e um quintal grande para ele brincar e se movimentar facilmente pode resolver essa situação. Exercícios são fundamentais para ter um cão forte e com saúde. Experimente a natação, brincadeiras e corridas.

Contudo, para que seu cão seja sociável, você deve levá-lo para passear desde filhote, para que se acostume com a presença de pessoas. Permita que seu cão, desde filhote, conviva com outros cães, com pessoas idosas e crianças. Isso será um hábito para ele, tornando-o um ser cada vez mais amigável.

Pitbulls são cães que apresentam vontade própria, então você tem que mostrar a ele que quem manda é você. Leve-o para passear com uma coleira longa. Se ele avançar mais que você, puxe-o para perto e então dê a ele um comando que ele associará mais tarde como limite para esperar seu dono.

Ele só aprenderá isto se este exercício for freqüente. Habituado com essa rotina, ele aprenderá através do comando e você não precisará mais puxá-lo.

Pode ser que leve um tempo para que seu cão entenda os comandos. O importante é mantê-los e nunca recompensá-lo caso ele não atenda ao comando.

Lembre-se que um Pitbull é um cão amável e carinhoso, que tem sim instinto de proteção com a sua família humana. Como todo outro cachorro, seu dono deve sempre ser responsável e não economizar amor e carinho

11 comentários:

  1. João Eduardo Almeida Guimarães17 de abril de 2021 às 12:34

    Olá, obrigado pelo contato. Primeiro precisa saber o motivo pelo qual ele não está comendo bem. Recomendo levar ao médico veterinário para que o mesmo faça os exames necessários.

    ResponderExcluir
  2. Meu Pitbullzinho tá meio violento kkkk, já rasgou minha calça 2 vezes puxando, oq posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu contato. Sugerimos buscar orientação junto a um adestrador e também ler este artigo: Como ensinar o cachorro (https://www.revistabichos.com/2021/09/como-ensinar-o-cachorro-aprenda-8.html).

      Excluir
  3. Boa tarde . O meu pitibull está a uns 2 dias vacuando mole , Ele tem 4 meses . O q fazer tomou uma das vacinas esses dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, recomendamos procurar orientação do médico veterinário. Se possível levar ao profissional que aplicou a vacina. Desejamos melhoras para seu Pitbull.

      Excluir
  4. Minha cadela e um doce mas ontem me deu medo pós quase mato o outro meu cachorro América agora estou cuidando dela mas com medo e ela sempre foi criada solta na mão nhã casa eeu marido coloco na corrente está presa ok devo fazer agora e crio um filhote de pastor alemão cruzado com burdoge tenho medo que ela oate agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo contato. Sugerimos procurar um adestrador ou especialista em comportamento canino. Este artigo também pode oferecer mais informações sobre comportamento: COMPORTAMENTO CANINO (https://www.revistabichos.com/search?q=ricardo+tamborini)

      Excluir
  5. Boa tarde minha Pitbull tem 2meses já posso vacina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, já pode tomar as vacinas. O veterinário indicará o protocolo de vacinas.

      Excluir
  6. Peguei uma pitbull de 2 anos , de início era super dócil e gostava das minhas filhas , mas em uma semana ela tentou avançar na minha filha 3 vezes , o que devo fazer ?

    ResponderExcluir