VOCÊ SABE PORQUE OS GATOS SE LAMBEM TANTO?

























Quando paramos para pensar nos comportamentos e nos estilos de vida dos animais, percebemos que cada espécie apresenta suas peculiaridades.

Dessa maneira, no mundo dos gatos, isso também é uma realidade. São muitos os animais que apresentam o hábito de se lamberem, mas o que ganharam a fama maior foram os gatos.

A lambida dos gatos tem dois fatores importantes, o primeiro é de higiene, já que a saliva tem poder antisséptico, além disso, o segundo fator é por questões psicológicas do animal.

Muitos acreditam que os gatos se lambem até mesmo em excesso. Respondemos essa e outras dúvidas sobre o porquê dos gatos se lamberem tanto.

Como começou a prática de lambida por gatos?

Desde sua origem, os gatos apresentam o hábito de se lamberem principalmente após as refeições para não ficarem com cheiro e atraírem predadores. Essa hábito permaneceu ao longo da história e hoje faz parte de um dos comportamentos mais marcantes dos felinos.

Como é o padrão de lambida do gato?

Os gatos têm o hábito de primeiro aplicar saliva na parte interior da pata e limpar o nariz, depois aplica saliva novamente e limpa a orelha, parte de trás do ouvido, metade da testa e o olho todos correspondentes da pata escolhida.

Depois que um lado de sua cabeça estar limpa, o gato repete tudo novamente, só que dessa vez do outro lado e com a outra pata. Quando o trabalho de limpeza está terminado, o gato parte para o corpo, sempre repetindo um padrão paralelo de limpeza, com longas lambidas por todo o seu corpo.

Nem sempre os gatos se limpam por inteiro de uma única vez, mas ao longo do dia eles já realizaram esse processo completo pelo menos uma vez.

Os gatos se lambem de mais mesmo?

Além da lambida servir como limpeza para o gato, ela também é uma forma de aliviar tensão, estresse e ansiedade do gato.

A lambida é um deslocamento comportamental, quando o gato se sente confuso em realizar mais de uma tarefa, ele então parte para uma terceira que é se lamber.

O processo de limpeza entra, portanto, como um mecanismo de defesa, uma ação calmante e tranquilizante do animal.

Se o gato começa se lamber em excesso isso é sinal de um mal-estar que pode ser causado por medo, mudanças, falta de estímulo, isolamento e separação.

Outro ponto é por patologia, se o gato apresentar pulgas, micoses, alergias, mordidas por outros animais e infeções isso pode fazer com que ele precise se lamber mais.

Quanto mais alterado o gato estiver, maior vai ser a quantidade de lambida, Ou seja, se o gato está feliz e saudável, ele vai se lamber de maneira equilibrada e balanceada.

O que significa o gato lamber outra pessoa?

A lambida no meio animal também simboliza afeto e confiança. Por isso eles podem lamber outras pessoas para demostrarem esses sentimentos.

Outro ponto é a curiosidade, se um gato desejar saber qual gosto a pessoa te, ele também pode decidir lambe-la.

A lambida do gato vale como um banho?

Não, mesmo que eles tenham esse hábito é fundamental dar um banho no gato ainda mais se o bicho apresenta o hábito de andar na rua. Todos os produtos devem ser específicos para gatos, e também as técnicas para dar banho devem ser diferentes das de costume com cachorros. O ideal para gatos ativos é um banho semanal ou quinzenal.

O dono do gato deve também manter as patas do animal limpas, para isso é possível aplicar um pano umedecido ou um produto específico para limpeza de patas de gatos.

Qual é a relação da lambida com as bolas de pelo?

Como a língua do gato é áspera, durante o processo de limpeza, os animais acabam engolindo pelos, os quais são expelidos na forma de bolas de pelo.

Para evitar isso é preciso realizar tosas regulares, escovações frequentes e rações e petiscos que ajudem a digestão.

O que fazer se o gato se lambe muito?

Se o padrão de lambida for intensificado e também acompanhado por isolamento, tristeza e agressividade é fundamental buscar um veterinário para ajudar com as soluções mais corretas nesse caso.

Se o excesso de lambidas vier com feridas e machucados na pele do animal é imprescindível buscar ajuda, pois o caso pode ser mais gravo e patológico.

Há tanto cura para o primeiro como para o segundo caso, no primeiro geralmente é recomendado um antidepressivo, já no segundo uma solução para a causa das feridas e dos machucados.

Com a ajuda do veterinário é possível achar a causa e iniciar o tratamento correto para que o gato seja sempre mais feliz e mais saudável.

Por Gear SEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário