Gato alérgico: conheça os riscos da bronquite felina

 


Os gatos também sofrem com alergias e precisam de uma atenção especial dos tutores nessa época do ano


Basta falar em gato que muita gente já sente o nariz coçar. Essa comum alergia aos felinos acontece por conta de uma proteína encontrada na saliva dos bichanos, chamada Fel d 1, e pode sim causar irritação, coceira e inchaço. Acontece, porém, que existe um outro lado nessa questão: os gatos também podem sofrer com alergias – às vezes causadas pelos humanos – que, se não tratadas corretamente, viram sérios problemas respiratórios, como bronquite e asma.

“Eu costumo dizer que o gato tem alergia a tudo que nós temos, menos aos pelos deles”, brinca Vanessa Zimbres, veterinária especialista em medicina felina e proprietária da Clínica Gato é Gente Boa, localizada em Itu. “A alergia pode ser causada por várias coisas, como poeira doméstica e ácaros, mas, principalmente, aos cheiros. O olfato felino é bem melhor e mais sensível que o nosso”.


Da alergia à bronquite

Quem sofre com alergia sabe que, muitas vezes, um antialérgico e uma boa noite de sono já resolvem o problema. Infelizmente, a situação não é tão simples para os felinos. Um quadro alérgico pode causar uma inflamação nas vias áreas, principalmente brônquios e bronquíolos, ou seja, uma bronquite. Como resultado, o gato começa a ter dificuldade de respirar, gerando um imenso incômodo ao bem-estar do pet.



Um dos principais sinais da disfunção é a tosse. O quadro se assemelha aos sintomas de bola de pelo e acaba por confundir muitos tutores. O problema é que, sem o correto tratamento, a bronquite pode se transformar em uma crise asmática, comprometendo severamente a respiração do gato.


“O tratamento é focado na bronquite, com o uso de corticoides e bombinha. Na hora que o gato tem uma crise asmática, já é um quadro de urgência”, relata a veterinária. “O problema é que só o fato de levar ao veterinário já causa um estresse capaz de piorar a respiração. Se o gato não consegue oxigenar, ele pode desmaiar. Alguns nem chegam ao atendimento.”


Apesar de parecer complicadas, as bombinhas são importantes aliadas ao tratamento. Mas para que o processo seja facilitado, o ideal é condicionar o seu gato fora da situação de crise. Quando ele perceber que o procedimento ajuda na respiração, vai ficar mais fácil convencê-lo. A inalação não é recomendada para tratar a bronquite felina. A técnica irá umedecer ainda mais as vias áreas e pulmões que já estão úmidos e inflamados.


Quanto menos cheiro, melhor  

A melhor maneira de evitar a bronquite em felinos é diminuir os possíveis agentes alergênicos. Além de manter a casa limpa e sempre arejada, uma atenção especial precisa ser dada aos cheiros. Areia perfumada, odorizadores de ambiente e até desinfetantes muito perfumados precisam ser evitados.



“Sempre recomendo não deixar o gato no local na hora de fazer a limpeza”, avisa Vanessa. “Além disso, é sempre bom lembrar que o verdadeiro tutor de gato também não usa perfume”.


A bronquite alérgica pode acometer gatos de todas as raças, porém, os sialatas (gatos sem raça definida com características de siamês), gatos de pelagem pretas e os frajolas costumam ter mais predisposição ao quadro.


Se você percebeu que o seu gato está com dificuldade de respirar, é importante consultar um veterinário.


Por Murilo Vicentini | JF Gestão de Conteúdo



 - Fotos: Júlio Salvo


 


               

Leia também:

Encontre Aqui nos Classbichos



Siga a revista no Instagram e no Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário