Meu pet engoliu um objeto. O que eu faço agora?



Um fato muito comum nas clínicas veterinárias é o atendimento de cachorros e gatos que engoliram objetos inapropriados, o que exige agilidade e precisão nos primeiros socorros para evitar graves complicações.

O Raio-X é a principal forma de diagnóstico para corpos estranhos e a Endoscopia, o método mais indicado para a retirada, pois não é invasivo e permite a recuperação imediata do pet.



Segundo Odair Carlos Confella Junior, sócio-proprietário do CEDIMVET (Centro de Diagnóstico por Imagem Veterinário), a cada mês são realizados aproximadamente 60 exames de Endoscopia. “Durante tais procedimentos já foram retirados os mais variados objetos, dentre eles, meias, máscaras de proteção, pedras, panos, brincos, agulhas, lacinhos de cabelo, brinquedos, palito de sorvete, tampinha de garrafa, bucha de cozinha, anzol, espiga de milho, osso de frango, caroço de manga e pedaços de bola de tênis. Até uma aliança de casamento consta nessa lista”, exemplifica.


Odair Confella Jr explica que cães e gatos, principalmente os filhotes, são muito propensos a engolir itens da casa, pois eles são curiosos e ficam sempre próximos aos tutores. “Cerca de 90% das ocorrências foram solucionadas com Endoscopia, evitando cirurgias e seus habituais cortes e períodos pós-operatórios”.


O proprietário do CEDIMVET afirma que somente nos outros 10% dos casos são feitos Raio-X e verifica-se a necessidade de cirurgia, por se tratarem de materiais cortantes ou porque houve deslocamento do objeto para o intestino. “Ao constatar ou até mesmo desconfiar que o pet engoliu algo estranho, é preciso leva-lo imediatamente à clínica de sua confiança, o que aumenta bastante as chances do problema ser resolvido sem complicações. O veterinário fará exames para dar o diagnóstico e, se necessário, dará o encaminhamento para nosso serviço de Endoscopia”, resume.


Foi isso que ocorreu com a Cindy, uma cachorra da Raça Golden Retriever que mora em Araraquara. Ela engoliu nada mais e nada menos que 12 meias de uma só vez. Sua tutora, Luciana Camargo, conta que o fato inusitado aconteceu em 2019, quando Cindy tinha 5 anos. “Eu estava pendurando roupas no varal e levei um susto ao buscar na máquina de lavar as demais peças e ver que faltavam 6 pares de meias do meu filho. Fiquei muito nervosa porque não sabia o que estava acontecendo. Nem desconfiei da Cindy porque ela não tinha o hábito de pegar objetos. Chamei até um técnico para ver se o sumiço era por um defeito na máquina de lavar”.



Luciana Camargo lembra que mesmo após engolir tantas meias, Cindy não mudou seu comportamento, inclusive comendo normalmente. Porém, ela ficou muito estranha ao defecar, se sentindo incomodada e até com dor. “Fui observar e vi 2 meias em meio às fezes. Levei-a imediatamente ao veterinário, que realizou os exames e constatou que todo o material ainda estava no estômago. Ele prontamente chamou o serviço de Endoscopia da CEDIMVET e em pouco tempo, tudo foi resolvido e sem necessidade de cirurgia. A partir daí redobramos os cuidados com qualquer objeto que possa chamar a atenção da Cindy”, finaliza.


Por fim, Odair Confella Jr faz questão de alertar sobre os vários casos de reincidência, ou seja, de animais domésticos que ingerem esses objetos mais de uma vez. “Por isso, a atenção e o cuidado precisam ser redobrados”, finaliza o sócio proprietário do CEDIMVET.


Um caso de reincidência foi vivido por Toddy (raça Shih tzu). Sua tutora, Mayara Gabriele Joaquim, conta que por ter dois filhos pequenos, as chupetas são itens muito comuns em sua casa, porém, Toddy nunca demonstrava interesse em pegá-las. “Em 10 de junho deste ano, quando Toddy estava com 6 meses, percebi que ele estava passando mal. Quando corri para ver, ele vomitou três bicos de chupetas. Fiquei muito preocupada e atenta no decorrer do dia, percebendo que ele não queria comer. Como ele vomitou mais duas vezes, conversei com a veterinária e fui orientada a fazer o Raio-X imediatamente. Fomos à CEDIMVET e constatamos que havia um bico de chupeta já no intestino. No mesmo dia ocorreu a cirurgia”, menciona.



Mayara salienta que no dia 21 de junho, um momento de descuido foi o bastante para que Toddy fizesse isso novamente. “Entrei em desespero e ao fazer um novo Raio-X vi o que mais temia: um bico de chupeta no final do estômago. Resultado: Onze dias após a primeira cirurgia, sem nem ter tirado os pontos, Toddy foi operado novamente. Meu esposo e eu ficamos traumatizados e agora, todo cuidado é pouco”, conclui.


De acordo com o veterinário Fausto Crespolini dos Santos, da Clínica Polivet (Araraquara), mesmo quando o tutor não percebe na hora que seu fiel companheiro engoliu algo que não devia, alguns sintomas começarão a aparecer. “Os principais indícios são apatia, depressão, falta de apetite, vômito, cólicas, ausência de fezes ou fezes com sangue. Caso o objeto seja tóxico, o animal terá ainda os sintomas de envenenamento, como vômitos, salivação excessiva e diarreia. Daí a importância de sermos rápidos, tanto no diagnóstico quanto nas ações necessárias em cada caso”.


Fausto destaca que para prevenir esse tipo de acidente, o tutor pode tomar algumas medidas simples: “Nunca deixe objetos impróprios ao alcance de seu cachorro ou gato; se for oferecer algum brinquedo, tenha certeza de que não contém peças que possam descolar com facilidade; demonstre para ele que a atitude de pegar qualquer objeto está errada”, completa o veterinário.

Por Vanessa Ronquim - MTB: 46721 (Assessora de Imprensa) - Contato(16) 99711 1926


Leia também:  




Siga a revista no Facebook e Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário