Dezembro Verde: não ao abandono de animais

 

Dezembro Verde - não ao abandono de animais








O Dezembro Verde é uma campanha de conscientização contra o abandono de animais, uma prática que apresenta um aumento considerável nos meses de férias, entre dezembro e janeiro. Esta é uma iniciativa que também foca na importância da guarda responsável e no combate aos maus tratos.

Desde a década de 1990, abandonar animais é considerado crime no Brasil, o que infelizmente não impede que ainda ocorram muitos casos no País. A campanha do Dezembro Verde foi criada em 2020 com a intenção de reforçar ainda mais a conscientização e a pena para quem abandona pets.


O que caracteriza abandono de animais?

De acordo com a legislação, o abandono é marcado pelo desamparo animal, deixando o pet à própria sorte. Isso não significa necessariamente que o cão ou gato precisa ser deixado na rua para caracterizar o abandono: quem deixa o animal em hotéis, clínicas veterinárias e pet shops, e nunca mais volta para buscá-lo, também está abandonando.

O abandono é considerado crime no Brasil, com pena que pode ir de 3 meses a 1 ano de detenção, além de multa. Se houver a morte do animal, esta pena pode ser aumentada em um sexto a um terço. Práticas de maus tratos, crueldade e abuso animal também são consideradas criminosas e passíveis de penalização.

Também é considerado crime manter o pet em condições inadequadas de higiene ou em ambientes que impeçam sua respiração e movimentação adequada. Deixar o animal sem água, comida, luz ou descanso também é considerado crime, bem como abandonar o pet doente ou ferido, sem oferecer atendimento veterinário adequado. É justamente para combater todas essas situações que o Dezembro Verde foi criado.


Como denunciar um caso de abandono ou maus tratos?

É possível denunciar maus tratos a animais domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos por meio do registro de um Boletim de Ocorrência, sendo possível também procurar a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente. Entre as situações que podem ser denunciadas estão:

·         Abandono;

·         Envenenamento;

·         Mutilação;

·         Agressão;

·         Animais que são mantidos em locais incompatíveis com o seu porte ou em local sem iluminação ou ventilação;

·         Pets que ficam presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas;

·         Rinhas;

·         Utilização dos animais em shows que podem causar estresse, pânico ou lesão.


Dezembro Verde: a importância da posse responsável

Por mais que o combate ao abandono de animais seja o mote principal do Dezembro Verde, a campanha também se dedica à conscientização sobre posse responsável de animais. Isso compreende uma série de atitudes que fazem com que os tutores ofereçam melhores condições de saúde e qualidade de vida a seus pets, evitando práticas nocivas que podem resultar em sofrimento e abandono.


Entre os principais cuidados que envolvem a posse responsável devemos destacar:

·         Conhecer as características e necessidades do pet, respeitando-as;

·       Oferecer um ambiente adequado e adaptado, de modo a garantir segurança e qualidade de vida ao pet;

·         Manter o ciclo de vacinação em dia, assim como a administração de vermífugos e antipulgas;

·       Levar o pet em consultas regulares com o veterinário, prevenindo doenças;

·         Fornecer alimentação adequada, assim como água, petiscos e brinquedos.



Esse artigo foi produzido pela agência WSI



👉Inscreva-se em nosso canal do YouTube🐶🐱🐹🐠🐦:


Revista Bichos. com



Siga a revista no Instagram e no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário