Chegada de um bebê ao lar requer adaptação de toda a família, inclusive do pet

Grupo UniEduK_Adapatação Mãe de Pet

Médica-veterinária do Grupo UniEduK explica como inserir o animal a nova rotina da família e criar um ambiente aconchegante


A chegada de um bebê ao mundo é um dos momentos mais importantes no lar, por isso, a família toda deve estar preparada para recebê-lo. Na busca por um ambiente aconchegante para criança, inserir o pet a essa nova rotina familiar, criando vínculo com a criança, é fundamental e pode ser desenvolvida pelo tutor de maneira bem simples.

 

A médica-veterinária e professora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), do Grupo UniEduK, Dra. Aline Ambrogi, explica que quando o cachorro tem menos atenção do tutor, ele passa a apresentar comportamentos estranhos.

 

“Os animais costumam se adaptar muito bem com a presença de crianças. Porém, como recebiam toda a atenção dos donos antes da chegada do bebê, começam a ter ciúmes devido a atenção dividida”, diz Aline. “Esse cenário leva a ter mudanças ter comportamentos. Eles passam a ficar mais ‘bagunceiros’; urinam e defecam em locais impróprios e que não eram utilizados; passam a latir com mais frequência, o que pode atrapalhar o soninho da criança; e até começam a destruir móveis e objetos da casa.”

 

Para que o animal não se sinta rejeitado, evitando contratempos num momento tão especial da família, Aline salienta a importância de o animal participar das mudanças de ambiente que ocorrem no lar. Segundo a médica-veterinária, criar esse vínculo afetivo entre o pet e a criança trará inúmeros benefícios, inclusive para a saúde do bebê.

 

“Os animais ajudam no desenvolvimento emocional, social e motor das crianças. Elas se tornam mais sensíveis, empáticas e desenvolvem o senso de responsabilidade. Crianças que têm contato com animais apresentam menos infecções, alergias e problemas respiratórios”, garante a médica-veterinária do Grupo UniEduk. “Com os cuidados básicos de vacina, vermífugo e alimentação dos animais, a companhia dos pets faz muito bem as pessoas.”

 

Por fim, adaptar o animal a essa nova realidade familiar ajuda a evitar um grande problema da sociedade: o abandono de animais. De acordo com pesquisa recente divulgada pelo Instituto Pet Brasil (IPB), o país tem hoje 185 mil animais abandonados e regatados após maus tratos.

 

Aline lembra que o abandono de animais é bastante comum já no período de gestação, principalmente por conta da falta de informação e devido aos mitos relacionados ao tema.

“Os gatos são os que mais sofrem com isso, pois alguns profissionais recomendam a retirada do animal da casa por conta da informação errônea de que o contato direto com ele pode transmitir doenças, como por exemplo a toxoplasmose. Mas isso não é verdade! A forma mais comum de transmissão dessa doença para seres humanos é pela ingestão de carnes cruas e alimentos mal lavados. Portanto, com os cuidados necessários, não há motivo para o abandono dos animais nesse momento da vida da família.”

Grupo UniEduK_Adapatação Mãe de Pet


 Como fazer adaptação do pet em 7 passos


Criar um vínculo entre o pet e a criança é fundamental para o bem-estar de toda a família, por isso é fundamental fazer com que o animal participe das mudanças na casa. Sendo assim, a médica-veterinária do Grupo UniEduK orienta:

 

- Leve o pet para conhecer o novo quartinho do bebê, para ele sentir os novos cheiros do ambiente e entender que algo está diferente;

 

- Antes do bebê chegar, pegue uma peça de roupa da criança e dê para o animal cheirar;

 

- Mantenha o animal sempre com a vacinação em dia;

 

- Não isole o pet com a chegada do bebê, ele deve se sentir parte da família;

 

- Não esqueça de apresentar o bebê ao animal quando chegar em casa;

 

- Guarde um tempo do dia para o pet, para que ele se sinta amado e seguro.

 

- Quando o pet estiver sozinho, deixe brinquedos para que ele gaste energia.

 


Há 24 anos no mercado, o Grupo UniEduK, é composto pelo Centro Universitário de Jaguariúna - UniFAJ, Centro Universitário Max Planck - UniMAX e Faculdade de Agronegócios de Holambra -- FAAGROH, instituições reconhecidas com nota máxima (5) pelo MEC em corpo docente, infraestrutura e Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Com a missão de promover a educação socialmente responsável, com alto grau de qualidade, propiciando o desenvolvimento dos projetos de vida dos alunos, o Grupo UniEduK tem como foco transformar o futuro das pessoas, na prática. Para tanto, dispõe de moderna infraestrutura em 9 campis, equipados com Hospital Veterinário, Interclínicas e Centro Clínico de Especialidades Médicas. Tendo como mote fornecer uma educação de qualidade e prática que empregue pessoas, o Grupo UniEduK não mede esforços para investir em inovação, pessoas, infraestrutura e tecnologias que façam a diferença na formação profissional.

Para isso, a instituição de ensino conta com o Modelo de Ensino Educar, que utiliza de metodologias ativas, onde o aluno é o protagonista de sua jornada de aprendizagem e com certificações intermediárias para aumentar as chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. São diversos cursos nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio nas modalidades presencial e a distância, entre outras opções de pós-graduação, MBA, extensão e especialização. 



Por Jean Martins - JTCom Consultoria de Comunicação 






Participe da Área Pet na Feira Brasil Mostra Brasil em João Pessoa(PB)

De 07 a 16 de Julho/2023

Reserve seu stand: 83 999045895



Nenhum comentário:

Postar um comentário