O casamento é uma data especial. É aquele dia em que os noivos passaram meses e até anos se preparando, conferindo cada detalhe da festa e buscando colocar suas personalidades e sonhos em um dia repleto de amor. É uma forma de fazer isso, é integrar o animal de estimação na hora da cerimônia. Porque, afinal, não há nada mais fofo do que um cachorrinho indo entregar as alianças em um casamento, não é mesmo?
Mas como fazer para treinar esse bichinho para o grande dia? O comportamentalista animal, Wagner Brandão, que já treinou cachorros para o grande dia de diversos casais, comenta que quanto mais cedo começar esse processo de treinamento, melhor. “Se o casal tem o sonho de trazer seu cachorro para a cerimônia, eles precisam ter em mente de que é uma tarefa que demanda muitos dias de treinamento e paciência. Mas não é impossível.”
Sendo assim, veja cinco dicas que o comportamentalista dá para treinar o cãozinho para o casamento.
1. Comece com antecedência: Não deixe o treinamento para a última hora. Comece a preparar seu cachorrinho para o papel no casamento com pelo menos algumas semanas de antecedência. Isso dará tempo suficiente para que ele se acostume com o ambiente e as novas atividades.
2. Treine com consistência: Estabeleça uma rotina de treinamento consistente e dedique tempo todos os dias para trabalhar com seu cachorro. Use reforço positivo, como petiscos e elogios, para incentivar o bom comportamento.
3. Pratique em diferentes ambientes: Exponha seu animal a diferentes ambientes e situações para ajudá-lo a se sentir confortável em qualquer lugar durante a cerimônia. Isso inclui praticar em casa e, principalmente, no local da cerimônia.
4. Envolva-o na cerimônia: decida qual será o papel do seu cachorro no casamento e ensine-o as habilidades necessárias. Ele pode ser o portador das alianças, acompanhar o casal até o altar ou até mesmo participar da sessão de fotos.
5. Chame um profissional: Nem todos os cachorros são adequados para participar de um casamento. Considere a personalidade, o nível de treinamento e a tolerância do seu cachorro ao estresse antes de decidir envolvê-lo na cerimônia. Se mesmo assim o problema continuar, por mais aconselhável é consultar um comportamentalista animal para ajudar no treinamento do animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário