Participação na Interzoo fortalece a imagem da aquariofilia brasileira como referência no mundo

De 7 a 10 de maio, exportadores brasileiros de peixes ornamentais estiveram em contato com público de 37 mil pessoas em Nuremberg, na Alemanha



O Projeto Aqua Brasil, uma parceria entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, avalia como positiva a participação na Interzoo, feira do mercado pet que aconteceu em Nuremberg, na Alemanha. O evento aconteceu de 7 a 10 de maio.


“A maior parte de nossos participantes consideraram os contatos estabelecidos como ótimos ou bons. O formato e estratégia de participação no evento foram avaliados de maneira positiva por todas as empresas participantes do Aqua Brasil”, explica Leopoldo Barreto, gerente do projeto. “Além disso, observamos que a imagem do Brasil e das empresas brasileiras é muito positiva no exterior. Com certeza este é um primeiro passo promissor para o projeto, tanto para o mercado interno quanto para o exterior. A ideia é que possamos participar da próxima edição em 2026".


A expectativa é que os contatos realizados durante o evento possam impactar positivamente em cerca de 35% do faturamento anual dos participantes.


A opinião dos expositores do projeto Aqua Brasil vai ao encontro da avaliação geral da feira, feita pelos organizadores da Interzoo. De acordo com o balanço do evento, aproximadamente 37 mil visitantes profissionais de 140 países participaram do encontro, 32% mais do que a edição de 2022. Cerca de 2.150 expositores de 68 países apresentaram os mais recentes produtos e serviços para cães, gatos, peixes, pequenos mamíferos, entre outros.


“Estamos certos de que este é o rumo para aumentarmos em 6% os valores exportados. Agora vamos dar continuidade às ações de mapeamento de potencialidades, treinamento, branding setorial, classificação de maturidade exportadora”, prossegue o Secretário Nacional de Pesca Industrial, Amadora e Esportiva, Expedito Netto.


Em 2022, o mercado de peixes ornamentais no Brasil testemunhou um crescimento significativo no número de animais adquiridos pelas famílias. São atualmente, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor, cerca de 22,2 milhões de peixes ornamentais comercializados, aumento de 4% em comparação aos números de 2021. Além disso, o Brasil é hoje o 3º maior do mundo quando o assunto é população pet, com 170 milhões de cães, gatos, pássaros, peixes ornamentais, entre outros.


Números Brasil:


 O segmento de aquariofilia ocupa hoje a 4ª posição entre os pets brasileiros, com 22,2 milhões de unidades comercializadas no ano de 2022;

 Isso representa um crescimento de 4% em comparação com o ano anterior (2021).

 Em relação à taxa de crescimento, o segmento pet mundial no ano de 2022 cresceu 3,2% e movimentou cerca de US$ 150 bilhões, colocando o Brasil na 3ª posição do ranking internacional em matéria de faturamento também (para além do número de animais).

 No quesito exportação geral do mercado pet, os números também são animadores: no período de janeiro a dezembro de 2022 o valor total exportado foi superior ao mesmo período do ano de 2021 em cerca de 4%, chegando a US$ 435 milhões.


O Projeto Aqua Brasil levou à Interzoo 2024 as seguintes empresas:


H&K Peixes Ornamentais

Localizada em Fortaleza (CE), é uma empresa do Nordeste brasileiro especializada na exportação de peixes ornamentais desde 1995. Possui estrutura com tanques, equipamentos de filtragem e moderna quarentena credenciada pelo serviço veterinário oficial do Brasil.


Luteus Aquarium

Localizada na região Sul do Brasil, iniciou atividade há três anos, conquistando clientes por todo o globo. Está localizada em Florianópolis (SC), próximo aos pontos de captura do rio Uruguai e Paraná, e tem como capacidade de manutenção mais de 2 mil animais, distribuídos em 500 m2 de área total.


S. Takemura Aquarium

Localizada na região Norte, na cidade de Ananindeua (PA), é exportadora de peixes ornamentais desde 1998. Possui instalações com 1.100 m² e capacidade de manter mais de 50 mil animais em aquários e tanques.


Ipiranga Peixes Ornamentais

Localizada no Sudeste, em São Paulo, capital, desde 2001 tem se dedicado à importação de peixes e corais para o mercado nacional. Com 23 anos de experiência e em resposta à crescente demanda, estamos agora iniciando uma nova fase com exportações.


Sobre o Projeto Aqua Brasil

O Projeto Aqua Brasil tem como missão orientar empresas do setor de peixes ornamentais que queiram exportar, sejam elas iniciantes, já exportadoras ou internacionalizadas. Também apoia as companhias no processo de divulgação no mercado internacional, promovendo o segmento brasileiro e a qualidade característica do mercado. O Aqua Brasil foi concebido para atender empresas de aquicultores, pescadores e empresas pesqueiras de organismos aquáticos ornamentais, com ênfase em agriculturas familiares e entrepostos de pescadores. 



Por Larissa Hatamia - Betini Comunicação






Nenhum comentário:

Postar um comentário