Blindog: Inovação a serviço da segurança e autonomia canina

 

Doguinho com Blindog

O brasileiro é apaixonado por cachorro e isso ninguém pode negar: são 54,2 milhões de cães vivendo em lares, segundo censo do IPB (Instituto Pet Brasil). E com isso, os cuidados com a saúde e bem-estar deles têm um papel primordial para a qualidade de vida desses membros tão amados, e é aí que entra a Blindog, startup que desenvolveu um dispositivo inteligente para cães com deficiência visual. 


Criada em 2015, a empresa, que é a única do mundo a resolver o problema da cegueira canina através de tecnologia, nasceu de uma dor pessoal das sócias Luana Wandecy e Natália Dantas: as duas tinham cães cegos e não encontravam solução que devolvesse autonomia para seus pets, e foi aí que surgiu a ideia do produto. 

Luana Wandecy, CEO da Blindog, por PC Pereira



“À medida que minha cachorrinha, Princesa, envelhecia, ela estava perdendo sua visão e com isso, começou a se machucar frequentemente, colidindo com paredes e móveis. Eu e minha família procuramos e não encontramos nada que a permitisse andar sem se machucar. E foi durante o Startup Weekend Natal, ao compartilhar esse problema com  Natália, que também tinha um cãozinho poodle cego chamado Sherlock, que surgiu a ideia de criar uma solução para a cegueira canina, a Blindog. De lá para cá vendemos mais de 3000 dispositivos no Brasil, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Canadá e Holanda”, conta Luana Wandecy, cofundadora. A jovem é uma das Innovators Under 35 da MIT Business Review, que elegeu as mentes mais inovadoras do país. Além disso, a pet tech ganhou o prêmio de startup revelação de 2023, no Case Startups, maior premiação do setor de inovação, realizada pela ABStartups.


Tecnologia a favor do bem-estar canino

O diferencial da Blindog está na tecnologia inovadora empregada em seus dispositivos, que é patenteada e conta com produção nacional. O dispositivo é leve, confortável e recarregável, proporcionando aos cães cegos uma forma eficaz de navegar pelo mundo. Através de estímulos vibratórios, os cães rapidamente aprendem a associar as vibrações a possíveis obstáculos, permitindo-lhes desviar com segurança. Com uma taxa de sucesso notável em apenas sete dias, o dispositivo proporciona uma nova rotina normal e independente aos pets, eliminando a necessidade de treinamento.


Sustentabilidade

Além de se preocupar com a saúde e bem-estar dos pets, a startup também está engajada no cuidado com o meio ambiente, e por isso, seus dispositivos são produzidos com materiais sustentáveis e recicláveis, reforçando seu compromisso com a natureza e o futuro.


Premiações

A Blindog impactou positivamente a vida de mais de 6000 animais no Brasil, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Peru, Alemanha, Inglaterra, Colômbia, Chile e Holanda, redefinindo sua independência e bem-estar. A startup foi honrada com prêmios e reconhecimentos, incluindo destaque no Programa de Aceleração Inovativa Brasil e vitórias no Sebrae Like a Boss, no StartupNE RN é startup revelação do ano em 2023 pelo Startup Awards, a maior premiação de startups do Brasil. Esses reconhecimentos destacam o comprometimento da Blindog em trazer mudanças tangíveis ao mundo dos pets.


Lançamentos

Olhando para o futuro, a Blindog está prestes a lançar dois novos produtos que atenderão cães e gatos de todas as necessidades, independentemente de deficiências. Essa expansão reflete a visão contínua da startup em oferecer soluções abrangentes e inovadoras para os animais de estimação.


Luana Wandecy, Blindog


A equipe da Blindog é composta por indivíduos apaixonados e altamente qualificados no campo. Liderando o time, Luana Wandecy, CEO e cofundadora, possui uma formação em engenharia de computação e mestrado em Inovação. Amanda Holanda, CMO, traz sua expertise em administração e publicidade. Enquanto Lindemberg Andrade, CTO, é um engenheiro de computação dedicado ao desenvolvimento dos softwares das soluções da startup.


Por Edson Junior - LaPresse Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário