ESQUILO DA MONGÓLIA


Um roedor de temperamento pacifico, porém muito agitado e brincalhão



Também conhecido com Gerbil, o Esquilo da Mongólia é considerado um dos dez pets favoritos dos Estados Unidos, e vem ganhando grande popularidade aqui no Brasil.


Esse pequeno roedor, além de simpático, é bastante sociável e de fácil criação, ideal para quem tem pouco espaço em casa ou apartamento. É bastante ágil e gosta de subir pela gaiola, roer pedaços de madeiras, correr velozmente nas rodinhas e outros brinquedos para exercita-se, além de adorar cavar nas serragens. Ao contrario dos Hamsters, suas atividades são durante o dia e a noite, intercalando sonecas e brincadeiras ao longo do dia. Com um pouco de manuseio diário, eles aparentam reconhecer logo seu dono.

Originário de uma região desértica que envolve a Ásia Central e a Mongólia, ele convive bem com outros da mesma espécie em uma mesma gaiola. Entretanto as fêmeas são dominantes e muito territorialistas brigando entre si.

Você quer aprender a como cuidar de Hamster também?

Descubra o SEGREDO de como cuidar do Hamster e montar a gaiola perfeita, para que o Hamster viva mais e tenha uma vida mais feliz.



Esquilo da Mongólia Como Cuidar

Algumas pessoas preferem o Gerbil por ele quase não exalar odores desagradáveis. Se por um lado isso é bom, por outro, o esquilo é bem bagunceiro. O mesmo prefere que a forração de sua gaiola seja mais espessa para que possa enfiar-se nela, como se fosse terra para cavar, adora picotar e espalhar por toda gaiola, sendo aconselhável uma proteção nos fundos da gaiola a fim de manter o local limpo.

Gaiola para Esquilo da Mongólia pode ser encontrada em lojas pets e ele também pode viver em terrários, desde que com certo espaço para brincar e se exercitar. Colocar rodas de exercícios que sejam completas para não prender o longo rabo do esquilo e construir rampas e escadas dentro da casinha, será muito apreciado.

Banho Sem Água

Os Esquilos da Mongólia são bichinhos muito limpos, normalmente só fazem suas necessidades em um mesmo lugar escolhido como banheiro na gaiola ou terrário. Eles não tomam banho com água e sabão, mais adoram tomar banho de pó (Carbonato de cálcio), como as Chinchilas. Basta colocar um pouco de pó de banho, encontrado facilmente em pet shops,  em uma banheirinha rasa e eles se rolam todos, fazendo com que a gordura e a sujeira acumulada em sua pelagem grude no pó.

Com relação à água de beber, usar bebedouros específicos e deixar à vontade para eles. Quanto à alimentação, as indicações de veterinários e criadores é usar rações de Mix de grãos com frutas e vitaminas ou as peletizadas. A comida deve ficar na gaiola constantemente, mas é aconselhável colocá-la em um recipiente de barro pois os mesmos roem os recipientes de plásticos com muita facilidade podendo assim causar problemas intestinais. Deixando uma boa quantidade de alimento e água, ficam até cinco dias sozinhos.

A Reprodução do Esquilo da Mongólia


Se tiver interesse em reproduzir os esquilos lembre-se que os mesmos precisarão de mais atenção e também qual destino terão os filhotes, nascem de 1 a 6 esquilos por gestação.  Em média a gestação leva 25 dias para as fêmeas darem a luz e com 70 a 90 dias estarão aptos a procriar. 

Converse com criadores que já obtiveram crias e peça dicas, bem como pesquise em revistas e livros específicos. Nossa dica é que consulte o link: http://roedoresecoelhos.com.br/gerbil-reproducao/

Fonte: Revista Bichos . Com - Nº 05 - 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário