Alimentação Para Cães Jovens

Quando se trata da alimentação do nosso cãozinho, deve-se saber a quantidade de alimento que ele precisa ingerir pra suprir suas necessidades de energia e nutrição, mantendo-o saudável dentro de sua capacidade física adequada, né? Aposto que uma dieta alimentar satisfatória é aquela que fornece um regime equilibrado, numa concentração suficiente dentro dos limites do apetite dele. E tal dieta pode consistir de um único alimento adequado ou a mistura de alimentos com concentrações diferentes.

Para ajudá-lo a alimentar bem seu jovem cão, juntei minha experiência de criador com algumas pesquisas sobre alimentação canina e vou passar como forma de orientação. Porém sempre consulte o médico veterinário.
Amamentação de filhotes

Vou começar pela fase do desmame para seu melhor entendimento está certo? Então, uma vez desmamados, os filhotes crescem com rápida velocidade e necessitam ingerir grandes quantidades de alimentos, especialmente filhotes das raças grandes que crescem rapidamente, a exemplo dos Pastores, Rottweiler, Dogue Alemão, entre outras. Durante o período de seu mais rápido aumento de tamanho e peso, o consumo de alimentos podem ser mais do que o dobro que consome um cão adulto de tamanho e peso semelhantes.

Lembrando que a alimentação de um filhote, fisiologicamente normal, começa no desmame que deverá acontecer gradativamente entre a quarta e quinta semana de idade quando os mesmos já tiverem explorado seus arredores. Nesta idade, eles aceitam alimentos macios e úmidos, que são fáceis de ingerir e, apesar de algumas pessoas pensarem que o leite ou alimentos à base de leite deve predominar num regime de desmame, esses produtos não são essenciais, há disponíveis muitas alternativas igualmente no mercado.
Filhote

Nos estágios iniciais de três a quatro e meia semanas de idade, o leite da cadela é ainda a mais importante fonte de nutrientes, para que o cão tenha um completo desenvolvimento, depois disto a ingestão de outros alimentos se torna necessário e por volta das seis semanas de idade poderá ser completamente desmamada, e ser oferecido ao filhote uma dieta variada ou uma alimentação completa.

Contrariamente a muitas precauções e crenças populares, os filhotes não necessitam quantidades extra de minerais e de vitaminas, desde que suas exigências sejam atingidas. Isto não quer dizer que os tutores devem excluir totalmente o uso de suplementos vitamínico-minerais. Quando uma dieta balanceada (ração) é fornecida eles não parecem ter nenhum benefício e se em quantidades não precisam, absolutamente de suplementação. Misturas feitas em casa, de carne e cereais, são deficientes em cálcio e em vitamina D, necessitando ser suplementadas com quantidades razoáveis destes constituintes para atingir os níveis satisfatórios para dieta de cães em crescimento.
Filhote em crescimento

Um aspecto importante da alimentação dos cães em crescimento, que se constitui numa preocupação de quase todos os que já tiveram um filhote, é o efeito da dieta na quantidade e na consistência das fezes e na freqüência de sua disposição. As fezes não são simplesmente os resíduos indigeríveis dos alimentos, mas também contém outras substâncias. A massa, ou volume fecal, depende de várias coisas como: Matérias indigeríveis no alimento, balanço de fluídos dentro do trato alimentar. O alimento é apenas um dos fatores que influenciam a massa e consistência fecal. Em geral, os alimentos de alta digestibilidade resultam em quantidades menores de fezes bem formadas, mais isto nem sempre ocorre desta maneira. Um dos fatores que influenciam na fluidez das fezes é a velocidade de passagem do alimento pelo trato digestivo. A ingestão de quantidades maiores do que o normal pode acelerar a passagem, dando assim um tempo insuficiente para que ocorra a absorção e a reabsorção de água no intestino grosso.

A observação por vários dias após uma mudança na dieta ou no manejo alimentar é provavelmente a melhor maneira de chegar a uma combinação adequada do alimento e manejo, para o filhote individualmente. Consulte sempre seu médico veterinário.


Ficou com alguma dúvida ou quer dar sugestões? Escreva nos comentários!

Compartilhe este post, ajude outros tutores!

Coloque seu E-mail na aba lateral para receber novidades da revista.


Siga a revista no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário