Os animais de estimação também sofrem de osteoartrite

 


  •  Em Portugal existem 2 milhões de cães, dos quais 500.000 - 25% - sofrem de osteoartrite (OA).

  •  Mais de metade dos casos de OA não são diagnosticados até os cães terem entre 8 e 13 anos de idade. A detecção e o tratamento precoce são chave para melhorar a vida do animal.

  •  Falta informação e conhecimento da doença por parte dos tutores.
  •  Para apoiar o Dia Mundial da Osteoartrite, a ELANCO promove o Manifesto para a melhoria dos tratamentos das dores articulares em animais de estimação durante todas as fases das suas vidas.

O dia 12 de outubro é o Dia Mundial da Osteoartrite (OA), uma patologia grave que afeta mais de 500 milhões de pessoas, segundo as estimativas da OMS.

 

A OA é uma degradação progressiva de uma articulação sinovial. Trata-se de uma patologia silenciosa que limita gradualmente a qualidade de vida de quem sofre desta doença. Não é uma doença exclusiva dos humanos, uma vez que afeta igualmente os animais de estimação, tanto cães como gatos.

 

Para apoiar o Dia Mundial da OA, e para sensibilizar as pessoas para este problema, a ELANCO promove o Manifesto para a melhoria dos tratamentos das dores articulares em animais de estimação durante todas as fases das suas vidas (ver manifesto).

 

25% dos cães sofre de Osteoartrite (OA)

Enquanto que cerca de 7% da população mundial sofre de OA, este número sobe para quase 25% no caso dos cães. Em Portugal existem 2 milhões de cães, dos quais 500.000 - 25% - sofrem de osteoartrite.

 

A OA, sobretudo nos cães, não se manifesta da mesma forma que nos humanos, uma vez que a causa não é a mesma. A diferença é que a doença aparece habitualmente a partir dos 65 anos nos humanos, algo que não se sucede nos cães. Os cães podem começar a desenvolver esta doença nas articulações a partir dos cinco meses. Por isso, é muito importante vigiar, desde tenra idade, os sinais de alerta da doença e consultar o médico veterinário.

 

Segundo Diego Novoa, especialista em traumatologia e ortopedia do Hospital Veterinário de Montjuïc, em Barcelona: “Existem algumas raças que sofrem desta patologia com mais frequência. Contudo, temos observado que já não é apenas uma questão de raça, uma vez que quando começámos a investigar raças diferentes, incluindo animais mestiços, encontrámos igualmente estas patologias.”

 

A detecção e o tratamento precoce são chave para melhorar a vida do animal

A OA é uma doença crónica e irreversível que não pode ser prevenida e não tem cura. Por isso, é muito importante o diagnóstico precoce, para que a evolução seja o mais lenta possível durante a vida do animal. Mais de metade dos casos de OA não são diagnosticados até os cães terem entre 8 e 13 anos de idade.

 

É possível melhorar a qualidade de vida do animal, graças a um tratamento multimodal. É um trabalho de equipa, em que tanto o tutor como o médico veterinário têm de trabalhar juntos, para ser possível tratar a dor e o animal melhorar o seu estado de saúde. Nos últimos anos, tanto o diagnóstico como o tratamento evoluíram. É comum tratar o problema com anti-inflamatórios, acompanhados de reabilitação, controlo do peso, exercício, controlo em casa... Graças a estes fatores, é possível obter-se o melhor resultado final e abrandar o avanço da doença.

 

Falta informação e conhecimento da doença por parte dos tutores

Os sinais para detectar a doença podem ser coxear ou mudança de comportamento, como tristeza ou, até mesmo, agressividade. Diego Novoa explica que “falta alguma consciência e informação para os tutores no que diz respeito ao impacto desta doença nos seus animais de estimação. É importante que o tutor saiba mais sobre esta doença, pela dor que provoca e que é prejudicial para o animal. O envolvimento do tutor e a consciência de que é algo para toda a vida do animal são aspetos igualmente importantes.”

 

Manifesto para a melhoria dos tratamentos das dores articulares em animais de estimação durante todas as fases das suas vidas. caessemoa.pt

1. A Osteoartrite (OA) afeta igualmente os animais. Juntamo-nos à comemoração do dia 12 de outubro, o Dia Internacional da Osteoartrite (OA), de forma a promover igualmente o conhecimento sobre o seu impacto nos animais de estimação.

2. Em todas as fases da vida. A Osteoartrite (OA) pode surgir desde tenra idade, quando os nossos animais são muito jovens. Anteciparmo-nos e sabermos detectar os primeiros sintomas são aspetos importantes para o controlo terapêutico da doença.

3. Controlar a dor é possível. A Osteoartrite (OA) é uma doença degenerativa e irreversível para a qual existem tratamentos eficazes que são capazes de atenuar a dor e melhorar substancialmente a qualidade de vida dos nossos cães.

4. O veterinário é o nosso melhor aliado. A visita periódica a um veterinário é a melhor ferramenta de detecção e de tratamento. Procure sempre um veterinário para garantir a saúde do seu animal de estimação.

5. Momentos que importam. Brincar, correr ou saltar deixam de ser momentos agradáveis se o nosso cão sofrer de problemas articulares. Temos de estar atentos a estas alterações no seu comportamento e informar o nosso veterinário dos mesmos.

6. Evitar o stress. Existem tratamentos diários aos nossos animais de estimação, o que contribui significativamente para a redução do stress e da sua melhor dosagem.

7. Amor por amor. Os nossos animais dão-nos sempre o melhor de si e, por isso, devemos dar o mesmo em troca, evitando a dor e garantindo-lhes a melhor vida possível.

Elanco y la barra diagonal son marcas registradas de Elanco o sus filiales. ©2021 Elanco o sus filiales. PM-PT-21-0274

Sobre a Elanco

Mais de 60 anos no setor de alimentação e saúde animal. A Elanco Animal Health é uma empresa farmacêutica norte-americana que produz e fornece produtos, serviços e conhecimentos para melhorar a saúde dos animais e a produção de alimentos em mais de 70 países. Com mais de 10 000 funcionários em todo o mundo, a empresa está empenhada na criação e manutenção de um ambiente de trabalho cooperativo e aposta na inovação, tanto na investigação científica como nas operações diárias, sensibilizando o consumidor sobre a importância da segurança alimentar mundial e potenciando a ligação entre o homem e o animal. Fundada em 1954, a Elanco tem a sua sede em Greenfield, Indiana (E.U.A.). Recentemente, adquiriu a Bayer Animal Health, colocando-se numa posição ideal para liderar o setor a longo prazo.

Por Marta Lázaro (mlazaro@ulled.com) - Ulled - Barcelona


👉Inscreva-se em nosso canal do YouTube🐶🐱🐹🐠🐦:


Revista Bichos. com



Siga a revista no Instagram e no Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário