Dieta animal: saiba quais frutas e legumes seu pet pode ingerir

 Outback - Paciente do Veros Hospital Veterinário

 


Médico do Veros Hospital Veterinário alerta sobre os riscos na ingestão de frutas e legumes por cães e gatos


É muito comum se imaginar que frutas e legumes, por serem “naturais”, são benéficos para a dieta dos pets, porém, muitas vezes o fornecimento desses alimentos pode se tornar um risco para a saúde do animal. Existem diversas contraindicações para cães e gatos baseadas em pesquisas e estudos que evidenciam toxidade nos mais variados alimentos.


O médico veterinário da área de nutrição do Veros Hospital Veterinário Fábio Alves Teixeira, comenta sobre os riscos da ingestão de frutas e legumes por cães e gatos, além de conscientizar tutores sobre a importância da alimentação ser indicada por profissionais capacitados para prevenir intoxicações e futuros problemas de saúde nesses animais.


“Alimentos como batatas e outros tubérculos em geral quando oferecidos crus, apresentam substâncias tóxicas. O ideal é que esses alimentos sejam cozidos antes de oferecer aos bichinhos”, explica o veterinário. Outro exemplo são frutas como banana e tomate, que quando fornecidos ainda verdes ou não maduras aos pets podem causar diversos problemas, já que possuem substâncias tóxicas encontradas antes de seu amadurecimento.


Além disso, frutas como abacate e, principalmente, a uva e a carambola possuem evidências de toxidade em qualquer fase, por isso, devem ficar longe da vasilha desses animais. Estudos mostram que alimentos como alho, cebola, cebolinha e seus semelhantes são extremamente tóxicos para os pets. Manifestações gastrointestinais como lesões no intestino e no estômago, quadros graves de anemia e lesões oxidativas são observadas após ingestão desses alimentos.


“É muito importante reforçar que cães e gatos são diferentes de humanos, coelhos e cavalos. Por isso, eles não possuem uma capacidade tão grande de absorver nutrientes de itens muito fibrosos, já que não possuem um aparato digestivo capaz de digerir alimentos como um brócolis, por exemplo”, diz o veterinário nutricionista.


Então é proibido fornecer frutas e legumes aos pets? Não é proibido. Com exceção dos itens já comentados, frutas e legumes podem ser grandes auxiliares no controle da saciedade de cães e gatos. Quando bem-preparados e recomendados por profissionais, alimentos como chuchu e abobrinha - por sua quantidade baixa de calorias - são ótimos petiscos para animais que possuem predisposição a engordar ou estão em processo de emagrecimento.


Que tipo de cuidado deve se ter antes de oferecer esses alimentos aos pets? Em sua maioria, as frutas sequer precisam de muito preparo, muitas vezes o único trabalho é lavá-las e descascá-las antes de as oferecer para os pets. Um bom exemplo disso são frutas como o melão e a melancia, que podem colaborar com a hidratação dos pets, mas se deve tomar cuidado com as cascas. 


Porém, é muito importante ter em mente que, diferente dos humanos, a ingestão desses alimentos por animais não tem em sua finalidade a absorção de nutrientes. Por esse motivo, só devem ser ofertados aos pets por recomendação e acompanhamento de um médico-veterinário. “O profissional, com base na necessidade do animal e na alimentação principal - ração ou comida caseira - poderá auxiliar o tutor no controle da dieta para que não haja faltas ou excessos e sim um equilíbrio na dieta desse animal”, finaliza o veterinário.


Veros Hospital Veterinário é o maior complexo hospitalar de saúde animal do país. Com um investimento de R$ 50 milhões, a unidade tem capacidade de realizar cerca de 2 mil consultas e 700 cirurgias por mês, além de manter pacientes graves sob ventilação mecânica. O centro de diagnóstico por imagem é o mais completo do país, com as últimas versões de equipamentos de RX, eco e ultrassonografia, ressonância magnética de 1,5 Tesla, aparelho de tomografia de 16 canais e arco cirúrgico.

Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4643, Jardim Paulista – São Paulo, SP.

Site: https://veros.vet/  Instagram: https://www.instagram.com/veros.vet/


Por Mariana Muzardo e Raquel Fernandez - Assessoria de Imprensa | Veros Hospital Veterinário


🐶Loja Pet🐈

Saiba Mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário