Dia Mundial do Gato: 5 curiosidades sobre os felinos

Divulgação/ROYAL CANIN®️

 

Com personalidade dócil e afetuosa, esses animais são ótimas companhias para humanos


Brincar, correr, saltar. Estas são algumas das habilidades decorrentes de seus instintos naturais e prazeres dos felinos, que já são considerados os pets do futuro. A população de gatos no Brasil já soma 27,1 milhões (2021), de acordo com dados da Abinpet - Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o que mostra que, cada vez mais, as pessoas se rendem à vontade de ter um animal de estimação em casa, dando preferência aos gatos.

 

“As características comportamentais e de personalidade dos felinos atraem novos tutores, pois exigem relativamente pouca manutenção em comparação com os cães, que precisam de companhia, caminhadas, treinamentos etc. No entanto, como qualquer pet, eles precisam de cuidados. Os gatos podem se adaptar a estilos de vida modernos e agitados com mais facilidade do que os cães, pois são bastante independentes, podem ser deixados sozinhos com mais facilidade e são mais adequados para apartamentos ou casas menores, por este motivo, os felinos vêm se popularizando tanto nos últimos anos”, comenta Priscila Rizelo, Médica-Veterinária e Coordenadora e Comunicação Científica da Royal Canin Brasil.

 

E para quem acha que os felinos são insensíveis, uma pesquisa realizada pela Universidade Paris Nanterre, na França, publicada na revista científica “Animal Cognition”, comprova que os gatos são capazes de reconhecer quando a fala é dirigida especificamente a eles, quando as sentenças são proferidas por seus tutores. Isso reforça que o vínculo que estes animais são capazes de desenvolver com seus tutores é bastante forte.

 

Para comemorar o “Dia Mundial do Gato”, celebrado em 17 de fevereiro, conheça cinco curiosidades sobre o universo felino e descubra um pouquinho mais sobre esses pets.


Divulgação/ROYAL CANIN®️


Vida longa aos felinos

O tutor de um gato pode se conformar com a ideia de que terá um companheiro por muito tempo, pois os gatos têm uma expectativa longa (vivem mais que os cães) e que vem aumentando nos últimos tempos devidos aos cuidados que recebem em relação a nutrição e as consultas ao Médico-Veterinário.

 

Pet com história milenar

Sabia que os felinos domésticos existem há 10 mil anos? No Egito Antigo eram considerados sagrados e até mesmo reverenciados pelo povo. A deusa Bastet (representada como uma gata ou com o corpo humano e a cabeça do animal), de acordo com a mitologia egípcia, era a única divindade capaz de se tornar um gato.

 

Gatos precisam de proteínas, mais do que cães e humanos

Quando se trata de nutrição, os felinos possuem necessidades muito específicas. Ao contrário da maioria dos outros mamíferos, os gatos são incapazes de sintetizar a taurina, um aminoácido (blocos de construção de proteínas) essencial que é encontrado em carnes. Em caso de deficiência na dieta, podem aparecer problemas reprodutivos, cegueira ou doença cardíaca.

 

Os gatos têm necessidades vitamínicas muito particulares

Ao contrário de cães e humanos, eles são incapazes de sintetizar vitamina A. E, ao contrário dos seres humanos que podem produzir vitamina D na pele, em resposta à luz solar, os gatos só podem obtê-la por meio de sua dieta.


Divulgação/ROYAL CANIN®️


Gatos decidem o que comer pelo cheiro e textura do alimento

Embora a percepção do sabor seja muito forte em humanos, este não é o caso dos gatos. Eles têm, aproximadamente, 95% menos papilas gustativas do que nós humanos. Os felinos realmente decidem o que comer pelo cheiro e textura do alimento. O olfato desempenha um papel muito maior nas preferências alimentares do gato do que o paladar. Se o cheiro é atraente, ele vai comer. Uma mudança na função olfativa pode causar uma modificação na escolha do alimento, e a perda ou diminuição do olfato pode levar o gato a se recusar a comer.

 


A Mars é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como M&M’S®️, OPTIMUM™️, PEDIGREE®️, RÁRIS®️, ROYAL CANIN®️, SKITTLES®️, SNICKERS®️, TWIX®️, UNCLE BEN’S®️ e WHISKAS®️. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento global de US$ 40 bilhões provenientes de seus 4 segmentos de negócio: Petcare, Wrigley, Alimentos e Pesquisa. 



Por Rosangela Andrade  - InPress Porter Novelli




No Canal da Revista Bichos. Com - Assista:

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=O3N4PFKZaaY


Nenhum comentário:

Postar um comentário