SAÚDE DO BICHO – Piometra o que é isso?

PUBLICIDADE
Adestramento de Cães em 15 min por dia 
É uma infecção uterina que acomete cadelas a partir dos cinco anos de idade, mas que pode aparecer em fêmeas mais jovens. A frequência da doença é maior em cadelas que nunca tiveram cria, daí o equivocado dito popular: “Cadela que nunca cruzou terá câncer no útero”. Na verdade a piometra( e não o câncer) pode aparecer mais facilmente em cadelas que nunca criaram, porém temos visto que também cadelas que já tiveram cria podem ter piometra. Assim, acasalar uma fêmea no intuito de prevenir a infecção uterina(piometra), certamente não é um método 100% eficaz.

Os sinais da doença aparecem, geralmente, um mês após o último cio. A cadela para de comer, parece triste, tem febre, aumenta a ingestão de água e, consequentemente, a produção de urina. Apresenta vômitos. Um corrimento vaginal abundante, espesso, de odor desagradável e cor parda ou acastanhada, é um sinal bastante característico da piometra. Os locais onde a fêmea senta ficam manchados pela secreção. Muitas cadelas lambem insistentemente a região genital e o proprietário não percebe o corrimento.
Em alguns casos que denominamos “piometra fechada”, esse corrimento não aparece, o dificulta o diagnóstico.

O útero com piometra fica repleto de secreção, aumenta muito de tamanho e o organismo começa a absorver o conteúdo purulento (pus), levando o animal a uma intoxicação pelas toxinas bacterianas. Se diagnosticada a tempo, a piometra tem tratamento cirúrgico que consiste na remoção do útero (castração), associada a uma terapia com antibióticos. O diagnóstico é feito pelos sinais clínicos, exames laboratoriais (hemograma) e ultrassonografia do útero para confirmação do diagnóstico. Encaminhar o animal para a cirurgia imediatamente.

CADASTRE-SE pelo Formulário de contato ao lado e concorra a um SUPER KIT de acessórios para o seu pet.
O sorteio acontecerá no dia 31 de agosto.
Você pode participar até o dia 30 de agosto às 23h 59m. Ao inscrever-se passará a receber as novidades da Revista.

A recuperação é rápida após a cirurgia, pois o foco da infecção é retirado. Como o sinal clinico mais evidente é o corrimento, o proprietário de fêmeas com mais de cinco anos deve ficar atento e comunicar o veterinário se notar essa alteração. É bom ressaltar, mais uma vez, que fêmeas que já acasalaram não estão livres da piometra. O melhor método preventivo é a castração das cadelas após o 1º cio.

Dr. Edson Mauro Nóbrega da Cunha - Fonte: Extraído da Revista Bichos.Com (Março/2007).




2 comentários:

  1. Minha cadela pincher criou a quase 2 meses e ela está sangrando novamente o que pode ser?

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigado pelo contato. Poderia ser normal após alguns dias do nascimento da cria, mais como já fazem quase dois meses deve levar ao veterinário para um exame.

    ResponderExcluir