DESMISTIFICANDO O SÍMBOLO DA PÁSCOA



Você sabia que o Coelho não é um roedor?

Há mais de uma década atrás, foi descoberto que o coelho possui quatro(em vez de dois) dentes na mandíbula superior(o segundo par está atrás do par visível). Essas e outras características fazem do coelho um "Lagomorfo".

Os Lagomorfos constituem uma ordem de pequenos mamíferos herbívoros, que inclui os coelhos, lebres e ocotonídeos(Família de mamíferos roedores da subordem dos duplicidentados).  Embora exteriormente os lagomorfos se assemelhem aos roedores, há diferenças que justificam a sua inclusão numa ordem diferente. Elas são:

* Quatro destes incisivos na mandíbula superior.
* O escroto do macho está em frente do pênis.
* O pênis não tem ossos como nos roedores.

Tal como os roedores, os lagomorfos têm dentes que crescem continuamente, necessitando portanto de atividade constante para evitar que fiquem grandes demais.

Em particular, com a flora muito desenvolvida, o aparelho digestivo dos coelhos é muito especial, para aproveitar ao máximo o material ingerido,  produzem fezes chamadas cecótrofos que são muitos ricas em proteínas de alto valor biológico e que todos os coelhos costumam ingerir.

Mas, mesmo sendo roedor, isso não muda a ideia de que o coelho é um ótimo animal para criar, de fácil manejo e um animal muito dócil e alegre. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário