Ser tutor de gatos traz benefícios para a saúde humana

 

Médica-veterinária especializada em Medicina felina, Vanessa Zimbres, enumera as vantagens em ser tutor de gatos












Vantagens estão relacionadas à saúde física, emocional e praticidade nos cuidados


Que os gatos são fofos e excelentes companheiros, isso não há dúvidas. Mas, infelizmente, em determinados períodos, há maior tendência de maus-tratos contra animais, por conta de superstições, como a Sexta-feira 13, por exemplo, que colocam os gatinhos pretos em risco. “Os gatos, principalmente os pretos, sofrem com a ignorância humana, devido às crenças. Já atendi alguns gatos vítimas de maus-tratos, que foram usados em rituais religiosos. A crueldade é muito triste. Por isso, independentemente da cor, lugar de gato é dentro de casa, para evitar os diversos riscos que a rua oferece”, diz a médica-veterinária especializada em Medicina Felina, Vanessa Zimbres.


A especialista, proprietária da Clínica Gato é Gente Boa, exclusiva para gatos, localizada em Itu-SP, comenta que há diversos estudos científicos que comprovam os benefícios para a saúde humana ao conviver com gatos. “A presença deles tem sido associada à redução do estresse e da pressão arterial, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares. Além do emocional, também são comprovados benefícios físicos ao animal, já que o ronronar oferece vibrações terapêuticas que diminuem a frequência respiratória e até fortalece os ossos. No caso de crianças que convivem com gatinhos de estimação, elas tendem a ser mais resistentes a alergias e acabam aprendendo, desde cedo, a criar vínculos”, cita.

Conviver com gatos traz benefícios para a saúde física e emocional










Saúde física, emocional e cuidados práticos

As vantagens de ter um companheiro felino de estimação vão além dos benefícios para a saúde física humana. Do ponto de vista emocional, dormir com o pet pode oferecer um sono melhor, pois proporciona maior sensação de segurança. “E mesmo quem não tem um gato de estimação pode se beneficiar indiretamente. Basta assistir vídeos na internet para receber distrações positivas”, sugere Vanessa. Afinal, há quem considere os gatos os reis da internet, graças aos diversos memes.


A praticidade também está presente na rotina de um tutor de gatos. Se comparado aos cães, os gatos são animais de baixa manutenção. O espaço físico não precisa ser amplo, mas deve ser adaptado para que o animal fique feliz. “Quando dizemos baixa manutenção é em relação a tempo de passeio, local para urinar e defecar e horário de alimentação. O gato se adapta a pequenos espaços, come menos, usa a caixinha de areia e não necessita de banho”, enumera.

Devido a superstições, o gato preto é vítima de maus-tratos, crime previsto em lei.













Gatos também não exigem tanta atenção quanto a presença do tutor na casa, “mas isso não quer dizer que sejam menos companheiros. Além disso, não significa que a atenção deve ser menor. As visitas periódicas ao veterinário devem ser feitas da mesma forma que os cães”, alerta Vanessa.


Diante de tantos benefícios, fica quase impossível não pensar em dividir a casa, e a vida, com um gatinho.


Por Alexandre Meiken - JF Gestão de Conteúdo



Aguardem!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário