Adotou um Pet? Veterinário indica quais os primeiros cuidados

 

Rodrigo Real, CTO e Leo Zysman, CEO da S2 Pets










Na pandemia, o número de pets em lares brasileiros cresceu 30%, sendo que em 23% dos casos foi a primeira vez que as pessoas adotaram pet


Existem atualmente mais de 144 milhões de pets no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação (Abinpet). O número de pets em lares brasileiros cresceu 30% durante a pandemia, sendo que em 23% dos casos foi a primeira vez que essas pessoas adotaram um gato ou cachorro. Pensando em como ajudar os novos tutores de pets, o veterinário André Madsen, da clínica An MAdsen Vet, parceira da S2 Pets, startup que usa tecnologia para auxiliar pet shops independentes a ganhar escala, deu algumas dicas:


 

Leve-o a um veterinário

O primeiro passo essencial ao adotar um pet é levá-lo a um veterinário. Caso ele tenha sido adotado direto de uma clínica, é possível que ele já tenha passado por um check-up. Caso contrário, essa é a primeira etapa a seguir, para entender quais os primeiros cuidados necessários. O médico veterinário irá verificar a saúde do pet, pedir alguns exames, recomendar a ração correta e medicamentos necessários, além de verificar quais vacinas o novo membro da família deve tomar.


 

Fique atendo aos cuidados com a saúde e higiene do pet

Seja adulto ou recém-nascido, o pet demanda alguns cuidados com a saúde e gerenciamento de tempo do tutor para não perder nenhum cuidado. Caso já tenha acesso a carteira de vacinação do pet, o tutor já pode se planejar e organizar a agenda para vacinação, desparasitação e vermifugação do animal. Caso tenha adotado um animal que vivia na rua, um profissional veterinário indicará quais as vacinas necessárias e fará exames para verificar se o animal está livre de doenças infecto contagiosas e parasitárias, como pulgas e carrapatos.


 

Com as necessidades claras, agora é se planejar: uma dica é usar um aplicativo como o MeuPet, gratuito e disponível para Android e iOS, que permite criar uma ficha médica do animal com nome, idade, peso, pedigree, pelagem, chip e temperamento. O app permite alertas para acompanhar a rotina individual dos pets, evitando que o tutor esqueça de alguma necessidade. Além do prontuário digital, ao precisar de algum cuidado como banho, tosa ou consultas ao veterinário, é possível buscar por meio de geolocalização clínicas e pet shops locais.


S2 Pets MeuPet











Planeje-se para os cuidados diários

Ao adotar um pet, principalmente caso ele seja o primeiro pet da família, toda a dinâmica da casa precisa ser adaptada, por isso é necessário ter um planejamento prévio. Comece pelos cuidados diários, como definir um horário certo para servir água, ração e levá-lo para passear. Ter um pet exige tempo, investimento e dedicação.


 

Escolha a ração adequada

A alimentação é uma etapa indispensável dos cuidados com o pet. Assim como nós, eles também precisam se alimentar bem e repor os nutrientes. Uma alimentação inadequada pode gerar problemas gastrointestinais, inflamações e até mesmo envenenamento, já que alguns alimentos comuns na dieta humana são extremamente perigosos para os pets, podendo ser tóxicos devido ao excesso de gordura. Por isso, é importante pesquisar e se informar com cuidado, de preferência com um veterinário, sobre a melhor ração para o pet, de acordo com a espécie, peso, idade e porte do animal. Além disso, caso ele não seja o primeiro pet da família, o ideal é que os pets não compartilhem a alimentação e tenham acesso a quantidade correta de alimentos e comedouros higienizados.


 

Tenha um cantinho especial

Uma dica muito importante para tutores de primeira viagem é ter um espaço especial para o pet. Seja o pet um gato ou cachorro, ele vai precisar de um espaço dedicado às necessidades diárias, descanso e principalmente, para criar referência e ter disciplina. É nesse local que devem estar a caixinha de areia, em caso de gatos, ou tapete higiênico, caso seja um cão, além de alguns brinquedos. Lembrando também da troca da areia e tapete higiênico para manter a higiene do local e evitar insetos, mau cheiro e doenças.


 

Tenha uma coleira de identificação

Uma das maiores preocupações dos tutores de pets é que o pet se perca. Por isso, não esqueça de adquirir uma coleira de identificação e gravar os dados do animal e seus, para entrarem em contato caso ele se perca.


 


S2Pets é uma retailtech que usa tecnologia para auxiliar pet shops independentes a ganhar escala, aumentar vendas e ganhar produtividade, enquanto os tutores de pets continuam a ter acesso a pet shops locais humanizados e gerenciam os cuidados do pet por meio do aplicativo gratuito MeuPet, disponível para Android e iOS.



Por Rosimere Basílio - ScalePress






Nenhum comentário:

Postar um comentário