Pets x fogos de artifício: o que fazer no período de festas

Pixabay




























O uso de fogos de artifícios aumenta muito no fim de ano e pets sofrem com os ruídos. Veterinário dá dicas para amenizar o desconforto


A chegada do fim de ano intensifica o uso de fogos de artifício, que causam muito desconforto entre os pets, em especial os cachorros. Alguns bichinhos chegam a se desesperar, tendo picos de estresse psicológico e físico, causando muita preocupação entre os seus donos.

 

Mas, por que os animais ficam tão incomodados com barulhos como dos fogos de artifícios? O médico-veterinário Herbet Justo, diretor do Hospital Veterinário +Pet, explica que os cães têm a capacidade auditiva maior que a dos humanos e conseguem captar frequências maiores de sons, o que provoca irritação nos ouvidos.


O que fazer?


Para evitar maiores transtornos como mudança de comportamento e queda de pelo, entre outros, a +PET criou uns passos para ajudar os donos de pets a passar pelo período de forma mais tranquila.


- Deixar o animal em ambientes mais fechados, onde a acústica possa ajudar a abafar um pouco o barulho.

- Dar carinho e acolhimento no momento de barulhos excessivos e quando houver sinais de estresse.

- Colocar algodão nos ouvidos do animal para dimiinuir os estabilos.

- Manter o animal na sua residência, local conhecido que lhe dê segurança (não tirá-lo de casa).



Fitoterápicos veterinários são opção


Herbert também afirma que existem alguns medicamentos fitoterápicos que ajudam a diminuir a ansiedade e acalmar temperamentos mais agitados. “É importante a avaliação do animal. Se ele estiver em um estado de muito estresse, pode ser receitado um calmante, mas isso vai depender de um exame clínico”, explica. “Existem animais que precisam de medicamentos mais fortes. Seja qual for o caso, recomendamos a visita a um hospital onde há especialistas de várias áreas para avaliar o estado geral do animalzinho, antes de administrar medicações”.

 


A +PET tem a maior estrutura de medicina veterinária do centro-oeste, com todas as especialidades médico-veterinárias e atendimento humanizado, com UTI, tratamentos e exames de alta complexidade, laboratório de análises clínicas e farmácia, num mesmo complexo hospitalar. A +Pet é o primeiro plano de saúde verticalizado para animais de estimação do Brasil.


Saiba Mais Hospital +Pet: 

Site +PET
Instagram 



Por Viviane Raymundi - LS Comunicação


















Esse ano vamos celebrar os variados eventos pet que estão por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário