O que 2022 significou para a veterinária? E o futuro?

 

Os avanços obtidos para o segmento no último ano abrem as portas para um futuro muito promissor


O ano de 2022 marcou uma série de evoluções no ramo da medicina veterinária. O crescimento do uso de soluções tecnológicas para o atendimento à distância e em domicílio aliada a regulamentação da teleorientação são sinais de que o este ano pode ser ainda mais positivo. Isso porque essas mudanças trazem soluções inovadoras e proveitosas para o segmento como um todo -- médicos veterinários, tutores e pets são os grandes beneficiados dos recentes avanços.


 

Antes de traçar cenários, prever possíveis oportunidades e projetar os principais desafios para o setor em 2023, é preciso fazer um balanço das principais movimentações na medicina veterinária no ano que se passou. E o fato é que muitas das novidades de 2022 devem se firmar como tendências reais rapidamente. É a observação desse cenário que gera tantas expectativas boas pelo que ainda está por vir!


 

Teleorientação regulamentada é um marco de modernidade


A publicação da resolução que regulamenta a teleorientação definitivamente foi um dos destaques de 2022. A telemedicina veterinária - em suas diferentes modalidades - se trata de um avanço que permite mais conforto e segurança para todas as partes envolvidas em um atendimento veterinário. Acredito que a regulamentação desse tipo de contato entre profissionais, tutores e animais domésticos deve democratizar o acesso ao atendimento especializado nos próximos anos, sendo uma vitória importante para o segmento.


 

Aplicativos estreitam a distância entre tutores e médicos veterinários


Em 2022, a popularização de soluções tecnológicas inovadoras também marcou um avanço para a veterinária. O papel da tecnologia em diminuir as barreiras para a entrega de serviços veterinários ficou mais evidente com a regulamentação da telemedicina. Além disso, como um efeito da pandemia, mais tutores aderiram ao atendimento em domicílio, gerando mais oportunidades de crescimento profissional para médicos veterinários em atividade.


 

Agora, é possível agendar consultas em domicílio ou online com imensa facilidade, e os tutores não precisam se preocupar com problemas como o trânsito, pets estressados com o transporte ou tempo perdido esperando o atendimento em consultórios. Os aplicativos voltados ao segmento pet oferecem mais facilidade no agendamento das consultas e no cuidado geral com o bem-estar animal. Considerando todos os benefícios dessas soluções, é bem provável que mais pessoas se interessem por essas modalidades, e mais pets recebam o cuidado necessário sendo poupados de estresse.


 

Por fim, é importante ressaltar que o papel da tecnologia na medicina veterinária deve crescer exponencialmente nos próximos anos. O período que se encerrou trouxe tendências e oportunidades que devem se firmar entre a sociedade no futuro. Não será uma grande surpresa se o atendimento em domicílio e a telemedicina intermediada por aplicativos seja um serviço mais procurado por brasileiros e brasileiras. O fato é que todos os amantes da medicina veterinária, dos animais domésticos e do mercado pet em geral têm muitas razões para estarem otimistas em 2023!


 

Lucas Guedes, CEO e fundador da Vets

*Lucas Guedes é CEO e fundador da Vets. Com mais de 20 anos de experiência no meio corporativo, o executivo consolidou sua carreira em segmentos como o Marketing, Comunicação, Projetos, Digital e Comercial.


*Fotos enviadas: IDEIACOMM



Por Lucas Guedes




Guia Apaixonados po Shih Tzu

QUERO MEU E-BOOK



Nenhum comentário:

Postar um comentário