Entenda a importância dos pets praticarem fisioterapia

 

Devido à velhice, os cães e gatos podem ter problemas ortopédicos


Se o seu pet está acima do peso ou demonstra sinais de dores nas patas, é importante levá-lo para um médico veterinário. Durante a consulta, o profissional solicita exames clínicos específicos para avaliar a saúde do cachorro ou gato. Se o bichinho apresentar algum problema ortopédico, neurológico ou endócrino, é provável que o veterinário indique a realização da fisioterapia, o que vale também para pets obesos.
 

“A fisioterapia é capaz de reduzir dores articulares e musculares dos pets, assim como auxiliar na perda de peso e melhorar o condicionamento físico e a resistência cardiovascular. Com o tratamento adequado, o cachorro ou gato que possuem dificuldades na locomoção podem voltar a andar, por exemplo”, explica Priscila Leite, médica veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária do UNINASSAU -- Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças.

"Com o tratamento adequado, o cachorro ou gato que possuem dificuldades na locomoção podem voltar a andar..."
 

O tratamento pode ser realizado por meio da eletroterapia, laserterapia, massoterapia, hidroterapia ou do uso de bolas, pistas, cones e pranchas, dependendo do tipo de problema do pet. Mas, para realizá-los, é preciso conhecer o limite do cão ou gato. E o único que pode avaliar isso é o médico veterinário. “Muitos animais têm medo de realizar determinados movimentos porque sabem que lhe causarão dor ou desconforto. Nesse caso, o profissional deve fazer com que o pet se sinta confiante para realizar os exercícios e não o forçar. A recuperação precisa ser lenta, respeitando o bichinho”, comenta Priscila.
 

Esse cuidado com a saúde do pet faz com que ele tenha uma melhor qualidade de vida. Além disso, diminui as chances de problemas futuros aparecerem.



Por Luiza Clara Falcão Fruet - Imprensa Ser educacional





ASSISTA🐱 Ao Canal da Revista Bichos. Com 


👉 https://www.youtube.com/watch?v=SV0GQnwXYwU 👈



Nenhum comentário:

Postar um comentário