Você sabe a forma adequada de transportar seu cachorro no carro?

Henrique Perdigão, mais conhecido como perdigavet, educa cães há mais de 22 anos

Viagens com pets requer alguns cuidados


Com tantos feriados pela frente, viajar de carro e levar seu cãozinho para o seu próximo destino é garantia de boas lembranças e muita diversão, mas todo esse trajeto requer atenção e cuidado dobrado com a segurança dos passageiros e do próprio pet. Sem contar que isso evita multas e acidentes.


Para quem não faz ideia, a Legislação Brasileira oferece três opções adequadas para realizar o transporte do pet. A primeira opção é utilizar uma cadeirinha de cachorro. A segunda é usar a caixa ou a bolsa de transporte para o animal e a última opção, é usar a coleira presa ao cinto de segurança do carro.


Segundo Henrique Perdigão, veterinário e adestrador há mais de 22 anos, o melhor meio de transporte para o seu pet, depende do perfil, do comportamento e do tamanho do cão. “Se optar pela cadeirinha, vai depender do tamanho do cachorro. Se ele for de médio a grande porte, a cadeirinha não suporta. A caixa ou a bolsa de transporte pode não caber no carro e isso é até comum de acontecer e por último, a coleira presa ao cinto de segurança. Lembrando que tem que se utilizar a coleira peitoral que vem com o que chamamos de “lingueta” que se encaixa perfeitamente ao cinto de segurança”, explica.

Pets com coleira peitoral para transporte no carro


O uso da coleira peitoral é para evitar estrangulamento ou até possíveis lesões na coluna que podem ser causadas por uma frenagem brusca, ou algum acidente de percurso, conta o veterinário. “Enquanto a caixa de transporte também deve ser presa pelo cinto de segurança e a melhor condição para esse transporte é ser na parte do centro do banco de trás, no caso de animais de pequeno porte o melhor é condicionar a caixa de transporte no chão do banco traseiro, com esses cuidados, o cão não vai ser lançado para outros lugares do automóvel e nem vai machucar os passageiros”, fala.


A pergunta sobre esse assunto que o adestrador mais recebe é sobre qual a centimetragem da coleira precisa ter para o cachorro não ficar pulando na janela do carro. “O animal tem que ter a condição de ficar em pé e sentado. Não é para o cachorro vir à frente do carro e o ideal é que ele não chegue à marcha. Só assim para garantir a segurança de todos”, conta. Sobre deixar o cachorro com a cabeça para fora do vidro da janela não é indicado, já que pode acontecer um ressecamento da córnea do animal ou até outros problemas na visão.


A dica de ouro segundo o adestrador é “Cuidado com a temperatura ambiente do veículo. Os cães são mais sensíveis e é preciso passar a sensação deles estarem seguros durante a viagem, e hidratados. Por isso faça algumas paradas e desça sempre com o cão na guia para ele caminhar um pouco, se esticar e beber água”, completa.


Por Camilla Bordon - CBR Comunicacao



Nos dias 29 e 30 de abril/23

Nenhum comentário:

Postar um comentário