O mundo é dos gatos e eles sabem: qual a razão do aumento da população felina no Brasil?

Foto: Divulgação 


“Gateiros”, o segundo episódio do videocast Biolab Cast Conectados, aborda a personalidade dos gatos e o aumento da população de felinos nos lares brasileiros, que deve chegar a 40 milhões até 2030. A personalidade mais individualista dos bichanos tem destaque no episódio. Muitas vezes, ela é confundida como falta de afeto desses bichos pelos humanos, mas se engana quem acha que o gato não sente carinho pelo tutor. O programa explora os traços da personalidade dos gatos, formas de cuidado e a relação desses bichos com os seres humanos como animais domésticos. 

O episódio tem a presença da dra. Mariane Silva, médica-veterinária pela Universidade de São Paulo (USP), especializada em medicina felina, mestre em Ciências pela USP, professora de Clínica Médica na Universidade São Judas e coordenadora do Instituto Núcleo de Medicina Felina Ranvier. A apresentação do Biolab Cast Conectados é conduzida pelo dr. Luiz Dieckmann, médico-psiquiatra, e pela co-host dra. Paula Dieckmann, especialista em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM).

Por ocuparem pouco espaço e demandarem menos atenção que os cães, os gatos ganham popularidade nos lares. A dra. Paula Dieckmann traz dados sobre o aumento da população de gatos, que cresce o dobro em relação aos cachorros. 

Mariane Silva explica que parte desse crescimento se deve à verticalização dos grandes centros, o que acaba limitando o espaço. Também pesa a rotina, “pois as pessoas estão trabalhando mais e passando mais tempo fora de casa. O cão demanda mais atenção, como sair para passear pela manhã e à noite, e as pessoas têm menos disponibilidade para isso. De maneira geral, os gatos são mais individualistas. Para eles, passar o dia inteiro sozinho é maravilhoso", destaca a especialista.


O videocast Biolab Cast Conectados é iniciativa da Biolab e Avert Saúde Animal. Para assistir o episódio “Gateiros”, acesse https://lnkd.in/eeBGQqNt.



Por Anna Miranda - Texto Assessoria

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário