![]() |
| Charles Spaniel |
O mundo pet, assim como os humanos, também tem comemorado anos a mais de vida. Entre os cães, por exemplo, as razões incluem melhor nutrição, cuidados preventivos, ambiente mais seguro e saudável, melhor relação com os tutores e o avanço da medicina veterinária apoiada por novos medicamentos. Mas, viver mais também implica no surgimento de doenças crônicas. A boa notícia é que a indústria farmacêutica veterinária tem trabalhado para atender o mercado com terapêuticas avançadas.
Dentre as doenças típicas da idade avançada entre os cães estão as doenças cardíacas. Elas podem ser observadas de forma precoce para contribuir com a sobrevida do animal. Alguns sinais devem ser observados, tais como:
- Tosse, especialmente seca e que piora com o tempo
- Cansaço fácil e intolerância ao exercício
- Dificuldade respiratória ou respiração ofegante
- Desmaios
- Língua ou gengiva arroxeada (cianose)
- Aumento do volume do abdômen
- Perda de apetite
“As doenças cardíacas em cães têm ganhado relevância crescente na prática clínica, especialmente em raças com predisposição. Entre os cães de pequeno porte, raças como Cavalier King Charles Spaniel, Poodle e Dachshund apresentam maior risco de desenvolver doenças das válvulas cardíacas. Já entre as espécies de grande porte, Doberman, Boxer e São Bernardo são mais suscetíveis a condições como a miocardiopatia dilatada”, informa a gerente de produtos pet da Dechra, Larissa Salles Teixeira.
![]() |
| Dachshund Anão marrom |
Um dos focos das doenças cardíacas da Dechra é a insuficiência cardíaca congestiva canina (ICC). A empresa oferece medicamento para o tratamento dos sinais leves, moderados ou severos de com origem em insuficiência valvar ou cardiomiopatia dilatada. “O medicamento já estava disponível em outros países e chegou ao Brasil para complementar nosso portfólio para pets, com uma solução específica”, ressalta.
O uso depende de indicação clínica. Por isso, a Dechra tem apostado no relacionamento estreito com médicos-veterinários e também fornece materiais de suporte clínico, além de organizar ações de conscientização sobre doenças cardíacas caninas para os tutores.
“Para os veterinários, reforçamos nosso posicionamento apoiando-os em seus desafios diários e oferecendo ferramentas de educação, como o guia de auscultação cardíaca e a ferramenta 4D de coração canino. Também trabalhamos a conscientização de tutores e médicos veterinários. Aliada aos avanços terapêuticos, espera-se que doenças cardíacas progressivas e crônicas sejam diagnosticadas de forma mais precoce”, aposta Larissa.
A farmacêutica veterinária Dechra iniciou operações no Reino Unido em 1997. Hoje ocupa a 8ª posição no ranking global da indústria de saúde animal, com portfólio para pets, equinos, suínos e bovinos, com presença em mais de 20 países e exportações para cerca de 50 mercados. Desde 2018 atua no Brasil, onde mantém 150 SKUs e comercializou mais de 4,8 milhões de unidades de medicamentos no ano passado, com faturamento em torno de R$ 208 milhões.
Acesse dechra.com.br
Siga no Facebook, Instagram e Linkedin: @dechrabrasil


Nenhum comentário:
Postar um comentário