A CBKC e sua relação com o pedigree

 




















Se você é um amante de cães, com certeza já ouviu falar de pedigree. Mas você sabe o que isso realmente significa, e como ele pode alterar o valor e até a qualidade de vida do seu pet?

Apesar desse nome diferenciado ser estranho para alguns, o pedigree nada mais é do que um certificado com toda a linhagem do cão, mostrando sua origem e até possíveis problemas de saúde que o pet possa ter. No entanto, não é tão simples adquirir esse certificado, e é aí que o CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) entra.

Essa confederação é responsável por manter o serviço de registro de todo o histórico genealógico dos cachorros de raça pura e emitir o famoso pedigree. Dessa forma, há um controle na criação e aperfeiçoamento das raças. Quer saber mais? Então confira a seguir.

Dúvidas frequentes sobre pedigree na CBKC

Esse certificado tão importante gera várias dúvidas aos amantes de cães. Muitos, inclusive, não sabem da importância da CBKC em controlar a linhagem e o aperfeiçoamento dos cães. Reunimos aqui as respostas para as dúvidas mais frequentes.













Quais os benefícios de fazer o pedigree do meu cão?

Além de conhecer toda a linhagem do seu cãozinho e descobrir possíveis problemas de saúde que ele possa ter, o pedigree é uma garantia de que o canil que vendeu o cão é responsável e muito profissional. Até porque, não é qualquer um que pode conseguir um certificado desse, pois ele deve passar pela CBKC.

Ademais, caso você queira colocar o seu cão para participar de alguma competição de beleza, o pedigree se faz necessário. Afinal, é ele que garante se seu cão é de raça pura ou não.

Como emitir o pedigree do meu cão?

Caso você tenha um filhote com pais caninos que possuam pedigree, o pequeno também terá direito ao certificado. Para garantir o pedigree, você deve procurar o Kennel Club (organização de criadores de cães) mais próximo de você.

Você pode ter acesso à lista com essas organizações no próprio site da CBKC. É para ele, inclusive, que o Kennel Club vai enviar a sua solicitação de pedigree, que irá aprovar ou não.

Quanto custa e em quanto tempo meu pedigree fica pronto?

Depois que o Kennel Club encaminhar a solicitação do pedido de pedigree para a CBKC, ele será analisado e, em cerca de 70 dias, você receberá a resposta. Há um grupo de cães que são reconhecidos pela CBKC, e para você receber o seu certificado, a raça do seu pet deve estar na lista.

Apesar de ser um certificado muito desejado pelos amantes de cães, o custo para adquiri-lo não é muito alto. Com cerca de R$ 100, você consegue garantir o seu pedigree. Basta procurar um estabelecimento (Kennel Clube), realizar o pagamento e esperar.

Dá para emitir pedigree do cão sem ter o documento dos pais?

Caso você não tenha a documentação dos pais do seu novo cão, não se preocupe! Ainda assim é possível emitir o pedigree do seu pet. No entanto, para isso você terá um pouco mais de trabalho e deverá seguir alguns procedimentos.

Primeiramente você deverá se dirigir ao Kennel Club mais próximo e informar a situação. Após isso, eles realizarão um agendamento para que os árbitros da CBCK façam uma avaliação determinando se o filhote corresponde ao padrão da raça. Se o resultado foi positivo o pedigree pode ser emitido.














Como saber se meu cachorro tem pedigree?

A primeira coisa a se fazer é observar e avaliar o canil no qual você conseguiu adquirir o seu filhote. Você deve recolher todas as informações possíveis e descobrir se o local está registrado na CBCK.

Depois de todo esse recolhimento e checagem, o tutor deve pegar tudo, levar até o Kennel Club mais próximo e averiguar se tudo está correto, em conformidade com as normas exigidas. Assim você saberá se seu cão tem ou não pedigree.

Quais os grupos de raças desconhecidos pela CBKC

Existem algumas raças que, apesar de conhecidas em muitos lugares do mundo, não são reconhecidas pela confederação. Elas correspondem ao grupo 11.

São 15 as raças que ainda não são reconhecidas. São elas: American Bully; American Pit Bull Terrier; Biewer Terrier; Boerboel; Buldogue Campeiro; Buldogue Serrano; Bulldog Americano; Dogue Brasileiro; Olde English Bulldogge Brasileiro; Ovelheiro Gaúcho; Pastor Americano Miniatura; Podengo Andaluz; Terrier Americano Sem Pelo; Toy Fox Terrier e Veadeiro Pampeano.

Cachorro sem pedigree pode ser considerado de raça?

Sem saber o histórico genealógico do cãozinho, é impossível determinar se ele não é fruto de uma mistura de cruzamento, mesmo que ele tenha a aparência idêntica a algum cão de raça. Pois isso, não significa que sua linhagem seja pura.

Com a falta dessa certeza sobre a origem do cãozinho, e, consequentemente, sem o pedigree, ele pode ser considerado um SRD (sem raça definida). Mais conhecido como vira-lata.

Agora você sabe o que é e para que serve o pedigree

Nesse artigo você pôde descobrir o que, de fato, é o pedigree, assim como a razão dele ser tão valorizado e procurado pelos amantes de cães. Esse certificado vai além de apenas um papel denominando aquele um cão de raça. O pedigree tem muitas outras utilidades, como certificar as características genéticas que aquele pet carrega identificando, inclusive, possíveis doenças.

Você também pode descobrir como a CBCK é importante nesse controle de acesso a certificado e melhoramento das raças caninas em todo o país. Agora, você está pronto para tentar buscar um pedigree para o seu pet, sabendo o valor, tempo e como solicitá-lo.

Por Guia Animal


Veja também:

A nova Promoção da revista!

Siga a revista no Instagram e no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário