Como ensinar o cachorro: aprenda 8 comandos essenciais

 


Quer ensinar ao seu cão comandos básicos de obediência e comportamento? Clique aqui e veja algumas dicas que vão te ajudar nesse processo!


Ensinar cachorro é uma tarefa simples!

Os cães são animais super inteligentes, por isso, ensiná-los alguns comandos pode ser uma tarefa mais simples do que se imagina. Se o que você pretende é ensinar ao seu pet comandos básicos e bom comportamento, aqui vamos te ajudar com algumas dicas de como fazer esse processo ser divertido e tranquilo.

É importante que os ensinamentos sejam inseridos na rotina do cão desde filhote, isso fará com que ele aprenda mais rápido e cresça obediente. Mas, se seu cãozinho não for mais um filhote, não tem problema. Cães de todas as idades e raças são capazes de aprender comandos simples sem muita dificuldade. Veremos aqui, como podem ser alguns desses treinamentos.

Como ensinar truques ao cachorro

Essa é uma ótima forma de estar mais conectado com o seu cão, tanto você quanto ele podem se divertir bastante durante o treinamento. A seguir veja alguns truques que podem ajudar a tornar o seu cão um animal mais esperto e obediente.

Como ensinar cachorro a dar a pata

Para que seu cão consiga essa façanha, que deixa qualquer um encantado, siga o passo a passo até que ele entenda o comando.

Primeiro faça-o sentar, na mão segure um petisco e deixe que ele apenas sinta o cheiro. Espere que ele estenda a pata na sua direção, diga o comando "dá a pata", e, quando ele se aproximar e fizer o que foi pedido, abra a mão e dê a ele o petisco. É importe sempre elogiar o feito e fazer carinho no animal quando ele acertar.

Sentar e ficar de pé

Para sentar, com o cão em pé, segure um petisco perto de seu focinho, faça um movimento de arco para cima da cabeça do cão. Quando ele levanta a cabeça seu traseiro automaticamente abaixa, diga o comando "senta" e dê o petisco assim que ele o fizer.

O truque de "ficar em pé" também é auxiliado com petiscos. Com o cão sentado, chame sua atenção com o petisco, feito isso erga a mão para o alto junto ao comando "fica em pé", quando o cão se levantar elogie e dê o petisco a ele.

Deitar e rolar

Após seu cão aprender a sentar, deitar fica mais fácil. Com o cão sentado e um petisco na mão, faça um movimento levando a mão do focinho até o peito, em seguida, do peito até o chão. Quando o cão fizer o movimento de se abaixar diga o comando "deita", e dê o petisco quando ele acertar.

Já para rolar, com o cão deitado, pegue um petisco e deixe que ele sinta o cheiro, em seguida, mova a mão por cima do ombro do cão para que ele levante a cabeça e se incline para o lado para alcançar o petisco, solte e deixe que ele pegue o petisco. Quando o cão estiver seguindo o movimento insira o comando "rola".

Pegar um brinquedo

Coloque o brinquedo perto dele e deixe que cheire, em seguida, pegue de volta e coloque um petisco embaixo, para que o cão se interesse novamente por ele.

Quando o cão estiver familiarizado com o objeto, pegue-o, corra, e incentive que o cão corra atrás de você. Então jogue o objeto, diga comando "pega" e deixe que ele busque o brinquedo. Agrade-o com recompensas de petiscos e muito carinho.



Como ensinar bom comportamento ao cachorro

Ao treinar o cão quando ainda filhote, você poderá ensiná-lo a se comportar adequadamente antes que desenvolva algum problema comportamental comum dentre os cães. Caso o problema já exista, é possível reverter. Veja a seguir como fazer!

Fazer necessidades no lugar certo

Uma rotina desde pequeno faz toda a diferença. Por isso, alimente-o em horários semelhantes, e o leve até o local específico pra as necessidades após comer, tomar água ou acordar de uma soneca.

Assim, ele saberá exatamente onde deve ir quando quiser fazer xixi, por exemplo. Ainda que o cão faça as necessidades no local errado, continue o levando ao lugar certo até que aprenda e comece a ir sozinho, evitando punições.

Parar de morder e latir sem necessidade

Para evitar essas mordidas inconvenientes, deixe que ele use a boca quando for brincar, mas assim que morder com muita força encerre a brincadeira. Assim ele aprenderá que não deve morder sem necessidade, ou sua brincadeira acaba.

Já para que o cão parar de latir excessivamente, chame sua atenção com um petisco e diga a ele o comando "quieto". Espere que ele se cale e só então dê o petisco. É importante que assim que o cão obedeça ao comando, você comece a aumentar o tempo de silêncio entre o comando até dar o petisco.

Ensinar a dormir na cama dele

Para esse truque, é importante que ele associe a caminha somente a coisas positivas, portanto, nunca o repreenda quando estiver na cama dele.

Primeiramente, você deve escolher um comando que não pode ser mudado, como "vamos para cama" ou "cama". Coloque alguns petiscos na cama e dirija sua atenção a ela. Mova a cama por vários lugares da casa e chame o cão para deitar. Quando ele assim fizer, reduza aos poucos os petiscos até que ele se acostume.

Ensinar cachorro a andar na coleira

O primeiro passo é ficar quieto e deixar que o cão tenha toda extensão da coleira, espere que lhe dê uma mínima atenção e então elogie-o e lhe ofereça petiscos.

Em seguida, comece a andar o incentivando a ficar perto de você através de comandos e petiscos. Sempre que ele estiver andando com a guia folgada recompense-o. Caso comece a puxar, pare e fique quieto até que ele volte, recompense-o e ande novamente. Repetindo o processo o cão irá aprender.



Treinar seu cãozinho pode ser recompensador!

O treinamento de cães deve ser sempre baseado em recompensas. Neste artigo vimos como pode ser divertido o processo de ensinar truques que vão fazer toda a diferença para o seu cãozinho e deixá-lo mais obediente. Aqui aprendemos como ensinar o cão a sentar, deitar, dar a patinha e rolar, fazendo dele um cão esperto e cativante.

Aproveite e tente descobrir qual o petisco favorito do seu peludo, quanto melhor for a recompensa mais ele vai gostar de aprender e de treinar!

Por Guia Animal


Veja também:

A nova Promoção da revista!

Siga a revista no Instagram e no Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário