Roedores - Saiba mais sobre esses pets

 


Todos possuem uma característica em comum: Uma dentição altamente especializada para roer. Saiba agora dessa e de outras curiosidades dos adoráveis roedores.

  

Roedores são mamíferos com placentas pertencentes à ordem Rodentia. É a ordem mais numerosa dentre os mamíferos, somam mais de 2 mil espécies no mundo todo, correspondendo a cerca de 40% das espécies da Classe Mammalia. A maior parte são de pequenas proporções, o camundongo-pigmeu Africano tem 6 cm de comprimento e pesa 7 gramas. Por outro lado, o maior deles, a capivara, pode pesar cerca de 45 kg

Os roedores são encontrados em grande número em todos os continentes, exceto na Antártida, na maioria das ilhas e em todos os hábitats, com exceção dos oceanos. Juntamente com os morcegos (Chiroptera), foram os únicos mamíferos placentários a colonizar a Austrália independentemente da introdução humana.

Os roedores possuem um par de incisivos na arcada dentária superior e inferior seguidos por um espaço, o diastema, e por um ou mais molares e pré-molares. Nenhum roedor possui mais de quatro incisivos e nenhum roedor possui caninos. Seus incisivos não têm raiz e crescem continuamente. Quando roem, os incisivos se atritam, desgastando a dentina, o que mantém os dentes bastante afiados. Esse sistema de "afiamento" é muito eficiente e é uma das chaves do enorme sucesso desses bichinhos.




Esses pequenos tem conquistado muitos lares em todo o mundo, tornando-se uma excelente opção de pet para tutores que não possuem espaço para criar um cachorro ou um gato. De cuidados simples e um temperamento dócil são recomendados para crianças aprenderem a cuidar de um ser vivo, ou qualquer pessoa que não tenha tanto tempo, pois a maioria dos roedores os cuidados dispensam muito tempo. 

Possuir um roedor de estimação é muito divertido e prazeroso, mas exige responsabilidade do tutor aos cuidados de cada espécie, como qualquer outro bichinho de estimação. É imprescindível que antes de decidir criar um desses pequenos pets, estude e compreenda as necessidades para que eles tenham a alimentação correta, local confortável, saúde e longevidade.

Agora conheça 06 roedores de estimação que são bastante populares como companhia



1) Hamster Sírio - São muito higiênicos e não possuem doenças congênitas transmissíveis ao homem. São limpos, não cheiram mal, ocupam pouco espaço e não fazem barulho. Medem aproximadamente 15 cm e são encontrados em pet shops nas cores dourado, preto, branco, caramelo, também com cores diversas. O nome científico é Mesocricetus auratus, vive em média 2 anos e possui hábito noturno, quando estarão mais ativos. 

Originário da Síria, embora sejam conhecidos por esquilos do Líbano ou esquilo da Síria, o hamster é da família dos esquilos e há décadas se tornaram roedores de estimação de milhares de pessoas em todo o mundo.

Uma coisa interessante nesses bichinhos são suas bolsas, uma de cada lado da cabeça, pescoço e tórax. Elas não estão interligadas uma com a outra, nem com o aparelho digestivo e servem para transporta o alimento até o ninho ou toca.





2) Hamster Anão - É um roedor especialmente meigo e sociável, também recomendado para crianças com idade que queiram ter o primeiro pet. encontrado nas cores cinza, café e branco, é uma espécie de hamster miniatura, mede entre 7 a 10 centímetros e por isso muito cuidado ao interagir com eles, devido a fragilidade por serem tão pequenos.

Uma curiosidade muito interessante sobre esta espécie é que podem hibernar, leva cerca de 16 horas e sua pelagem muda, ficando totalmente branca.



3) Gerbil - Também conhecido como Esquilo da Mongólia, é considerado um dos dez pets mais favoritos dos Estados Unidos, e vem ganhando grande popularidade aqui no Brasil.
Originário de uma região desértica que envolve a Ásia Central e a Mongólia, ele convive bem com outros da mesma espécie em uma mesma gaiola. Entretanto as fêmeas são dominantes e muito territorialista brigando entre si.

Esse pequeno roedor, além de simpático, é bastante sociável e de fácil criação, ideal para quem tem pouco espaço em casa ou apartamento. Vive em média de 3 a 4 anos, bastante ágil gosta de subir pela gaiola, roer pedaços de madeiras, correr velozmente nas rodinhas e outros brinquedos para exercita-se, além de adorar cavar nas serragens. Medem cerca de 15 cm contando com a cauda e podem ser encontrados nas cores dourado, cinza, preto e branco.




4) Camundongo Topolino - Com característica de cor quase toda branca com manchas pretas, cinza e bege. 

Com peso entre 30 e 40 gramas esses roedores fazem o maior sucesso como pet. Eles se alimentam de sementes, alguns legumes, feno e folhas verdes. Possuem ciclos de reprodução muito rápidos, gestação dura entre 18 e 21 dias, com ninhadas grandes de 10 a 12 filhotes e com tamanhos que parecem grão de feijão.



5) Porquinho-da-Índia - Conhecido por vários nomes: Cobaia, Coelhinho da índia, Cuí, Porco da Guiné e Preá, este último, na verdade, um parente próximo que vive na natureza (Cavia Aterea). Seu nome científico é Cavia Porcellus, um roedor bastante dócil e amigável, o mais barulhento com seus "cuí-cuí-cuí" barulhinhos que se assemelha ao do porco.

Apesar do nome, o Porquinho da Índia não é da família dos suínos e nem tão pouco da índia, ele é originário da América do Sul que, no período colonial, era chamada de Índias Ocidentais. Esses roedores de estimação possuem cores e tamanhos de pelagem diversos, podendo ter pelos curtos, lisos, longos, frisados e angorá.




6) Chinchila - Seu nome é derivado dos Chinchas, uma tribo indígena, localizada no local onde a carinhosa e calma Chinchila foi primeiramente encontrada, na Cordilheira dos Andes no século XVI. Depois, passaram a ser criadas em diversas países, inclusive no Brasil. Inicialmente pela pele valiosa, porém logo passou a ser criada como bichinho de estimação.

Com seus pelos sedosos, é um bichinho dócil e tem um temperamento ótimo. Eles pesam entre 300 e 500 gramas, o comprimento pode chegar a 35 centímetros. A expectativa de vida é de 15 a 20 anos.


Referências: Wikipédia 
Colaboração: Joel Guimarães


Veja também:

Lançamentos na Loja-Pet

Siga a revista no Instagram e no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário