Otite canina: 5 sintomas e sinais mais comuns

Foto/Divulgação



Muito comum em humanos, a otite é uma inflamação que pode ter diversas causas. Nos peludos, chamada de otite canina, o problema pode ser o resultado de alergias ou da ação de bactérias e fungos. A otite canina é o termo que se refere à inflamação que acomete o ouvido. Mais precisamente, o conduto auditivo.


As otites caninas podem classificadas pelos seguintes fatores como, lateralidade: unilateral ou bilateral; evolução: aguda, crônica ou crônica recidivante; e localização da inflamação: ouvido externo, médio ou interno.

Como a inflamação ocorre em uma parte bastante sensível, causa dor e um grande desconforto. Sem tratamento adequado, a inflamação no ouvido pode ter consequências graves. Uma delas é a perda auditiva permanente.


Sinais e sintomas da otite canina


De maneira geral, a otite é uma condição comum em cachorros, no entanto, isso não significa que ela não pode se agravar.

É importante estar atento e buscar ajuda de um veterinário logo que os primeiros sinais e sintomas aparecerem. Eles incluem: Coceira intensa na região das orelhas, podendo ser com as patas; esfregando a cabeça em móveis ou até mesmo no chão; balançar a cabeça com frequência na tentativa de aliviar a coceira; chorar ao coçar a orelha; presença de secreção, crostas, excesso de cera e/ ou pus no ouvido; mau cheiro e vermelhidão no ouvido; falta de apetite também pode acontecer. Em casos mais graves, o cão pode apresentar sinais de surdez.


O que pode causar a inflamação no ouvido?


A otite canina pode ocorrer em função de diversos fatores como infecção por bactérias, fungos ou ácaros; presença de parasitas (ex: pulgas, carrapatos e sarna); presença de corpos estranhos; presença de pólipos auriculares; alergias; e doenças sistêmicas (ex: hipotireoidismo).


Além disso, existem raças que possuem condutos auditivos tortuosos e/ou longos, são mais propensas a desenvolver a doença, devido a um ambiente mais favorável à instalação de bactérias e fungos, por exemplo. Cachorros com orelhas maiores, “penduradas” ou “caídas”, também correm risco maior de desenvolver a otite canina.


Embora possa incomodar bastante e ser bem desconfortável, a otite canina tem cura. Mas é preciso consultar um veterinário para ter o diagnóstico e tratar corretamente, além de receber as orientações para cuidar do seu peludo da melhor maneira possível.


Evite buscar por receitas caseiras, como água com sal ou vinagre de maçã, por exemplo, já que você não sabe a origem do problema e pode acabar agravando o quadro ainda mais. Apenas depois de identificar a causa da inflamação, seja por fungo, bactérias, presença de objetos estranhos, etc, o veterinário consegue aplicar a conduta de tratamento mais adequada.


Proteja a orelha do seu cãozinho ao dar banho em casa. Se possível, use protetores auriculares -- ou algodão -- e sempre seque bem ao terminar. Ao levá-lo no pet shop para banho, certifique-se que o local é de confiança e que os profissionais garantem a proteção do ouvido do cão. Evite também brincadeiras e atividades na água, sem proteção adequada e mantenha a limpeza rotineira e adequada dos ouvidos do cão. Mantenha as idas ao veterinário em dia.


Se você suspeita de otite canina, não espere os sintomas se agravarem e busque ajuda o quanto antes.


*Dra. Marina Pais é veterinária e COO da buddy.vet, startup que criou uma plataforma que conecta donos de pets e veterinários em busca da democratização da medicina preventiva. A buddy faz parte do portfólio da Capri Venture Builder.

 


*A Capri Venture Builder é uma corporate venture builder que nasceu com o propósito de transformar o ecossistema pet. Tem como idealizadores a conceituada empresa Anilhas Capri, líder na identificação de animais silvestres, que firmou parceria com a FCJ Venture Builder, multinacional pioneira e líder no segmento de venture builder na América Latina. Como a primeira Pet Corporate Venture Brasil, atua em todo segmento com alta expertise em pássaros e genética de animais. Mais informações, acesse: Capri Venture Builder 




Por Dra. Marina Pais, veterinária e COO na buddy






Guia fornece informações completas e atualizadas sobre todos os aspectos importantes do cuidado de gatos, desde alimentação e saúde até brincadeiras e treinamento

👉Saber Mais!👈 



Nenhum comentário:

Postar um comentário