Como saber se meu cachorro está com verme?


Imagem de kim_hester por Pixabay 

É uma alegria ter a companhia de um bichinho em casa, não é mesmo? Para desfrutar melhor desse convívio assim como oferecer qualidade de vida ao pet, o tutor deve se preocupar com adversidades que possam acometer o bem-estar de seu animal, já que um cachorro com vermes pode ser um grande transtorno tanto para o pet quanto para a família.

Um cachorro com vermes pode ser um problema aparentemente simples no começo, entretanto há a possibilidade de se agravar quando não identificado e tratado a tempo, sendo necessário utilizar de medidas preventivas básicas.

O que são vermes?

Vermes são parasitas chamados de helmintos que estão presentes em toda parte, por isso se você possui um bichinho que frequenta parques, creches ou passeia na rua, deve redobrar os cuidados para prevenir esse tipo de problema.

Uma vez dentro do organismo do animal, esses vermes podem se alojar em órgãos (coração, intestino, estômago), fazendo com que o cachorro com vermes venha a adoecer e até morrer.

Saiba como seu cachorro pode se contaminar com vermes:

·         Ingestão via oral: o cão engole os ovos ou as larvas de vermes ao lamber o chão ou tomar água contaminada, por exemplo;

·         Pela pele: o verme consegue penetrar na pele mesmo sem a presença de machucados;

·         Transmissão da mãe para o filhote: a mamãe infectada passa o parasita para o filhote pela amamentação ou durante a gestação;

·         Hospedeiro intermediário: o pet engole uma pulga ou carne com vermes.

Como vimos, fica impossível de garantir que seu animal não terá contato com parasitas, por isso a melhor maneira de protegê-lo é a prevenção: dar remédio contra vermes desde sua gestação e durante toda sua vida.

Cachorro com vermes: como prevenir?

Identificar um cachorro com vermes facilita iniciar um tratamento o quanto antes para minimizar o agravamento do quadro e restabelecer a saúde do pet.

Como os parasitas alimentam-se dos nutrientes e do sangue, o cachorro com vermes fica com sua imunidade baixa, o que favorece o aparecimento de novas doenças. Por isso, fique atento aos sintomas abaixo:

  •          Presença de vermes ou sangue nas fezes;
  •          Perda de peso e apetite;
  •          Apatia e fraqueza;
  •          Barriga inchada;
  •          Coceira no ânus;
  •          Vômito ou diarreia;
  •          Pelo opaco.

Selling of my photos to StockAgencies is not permitted por Pixabay 
Não se desespere ao perceber que seu cachorro está com vermes, leve seu animal a um veterinário para receber os procedimentos de como eliminar esses parasitas.

Tratamento contra vermes

O tratamento contra vermes deve ser iniciado desde o nascimento do seu cachorrinho, pois, nesta fase, o filhote lambe muito o chão, pode comer as próprias fezes e ainda não tomou as vacinas para fortalecer seu sistema imunológico.

Ao adquirir um bichinho de estimação, leve-o ao veterinário para ser examinado e você receber as orientações de como administrar o vermífugo.

Essa simples medida é o tratamento mais eficaz para seu pet ter saúde. Basta garantir que o cãozinho realmente engula o medicamento e repetir a dosagem, conforme o peso e instruções do medicamento.

O tratamento de cachorro com vermes é simples e vai de acordo com a rotina do seu pet, no qual o veterinário irá indicar o melhor medicamento, dosagem e a frequência de modo a manter seu cachorro livre de vermes. 


Por Julia Ximenes




Receba novidades da revista, inscreva-se no topo da aba lateral.

Siga a revista no Facebook e Instagram


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário