Saiba Como Dar Vermífugo Para Seu Pet
















Infelizmente, gatos e cães estão suscetíveis a verminoses, uma vez que esses parasitas estão presentes no ambiente. Mas, é possível proteger seu bichinho de maneira que ele possa continuar a se divertir por aí com uma medida bem simples: o uso de vermífugo.

A partir dos primeiros dias de vida, seu animal já pode receber um tratamento preventivo de doenças. O médico veterinário indicará qual o melhor vermífugo de acordo com o peso e rotina do pet.

Por que o vermífugo é tão importante para saúde do pet?

Esses ovos e larvas de vermes presentes em água, areia, parques, creches e até mesmo pulgas, conseguem entrar no organismo do seu pet com muita facilidade e, a partir de então, percorrem órgãos, bombardeando o sistema imunológico do seu bichinho.

Ao ser infectado, o pet passa a ter seus nutrientes roubados pelos parasitas, o que gera uma queda no metabolismo e, consequentemente, permite o avanço de outras doenças. Sendo assim, de uma hora para outra o quadro se agrava.

Porém, não é preciso se desesperar, há meios de preservar a saúde do seu pet, basta seguir as orientações do veterinário para saber como e quantas vezes por ano, deve-se dar vermífugo para seu animal.

De ação preventiva e larga escala de abrangência, o medicamento elimina os parasitas presentes no pet ao mesmo tempo em que o protege contra novos ataques.

No entanto, a eficiência do tratamento depende de alguns cuidados, como ter certeza de que o pet realmente engoliu o remédio, dar a quantia adequada de acordo com o peso do bichinho e a repetir a dosagem, conforme as orientações do fabricante.

Como dar vermífugo para seu pet?

Tanto cães como gatos podem se recusar a tomar o medicamento, por isso seguem algumas dicas para ajudar na hora de dar o vermífugo:

·       Comprimidos: a grande sacada está em dar petiscos antes de oferecer o pedaço que contenha o remédio. Assim, seu pet ingere a medicação achando que se trata de mais um petisco. Caso seu bichinho seja bastante tranquilo, pode-se colocar o remédio na garganta dele e fechar o focinho, segure por alguns segundos até ter certeza de que ele tomou o remédio;

·      Líquidos: via oral por meio de um dosador, é uma ótima alternativa para dar o vermífugo para filhotes e gatos, já que eles têm mais facilidade para engolir líquidos. Com uma seringa sem agulha ou qualquer outro dosador, separe a quantia necessária e coloque o remédio na boca do animal ou simplesmente misture em ração em pasta.

   Não importa a forma escolhida: comprimidos ou líquida, lembre-se sempre de tornar a hora da medicação, um momento tranquilo e de diversão, por isso atraia o pet com petiscos e brinque de modo que ele se sinta relaxado.

O vermífugo será administrado diversas vezes no ano e jamais deve ser traumático para o bichinho.

Principais doenças evitadas pela vermifugação

Manter seu animal longe de vermes, além de garantir o bem-estar do bichinho, é também uma medida de segurança para sua família, já que algumas doenças podem ser transmitidas para seres humanos.

Conheça os principais problemas adquiridos por vermes:

·         Bicho geográfico: o parasita causa lesões na pele, danificando o tecido;

·         Dipilidiose: semelhante à tênia, instala-se no intestino, é transmitida ao pet por pulgas e piolhos;

·         Toxocaríase: esse verme penetra em diversos órgãos. Em humanos, pode provocar estrabismo e cegueira.

Além da limpeza do local onde seu animal vive, como quintal, caminha e utensílios de comida, é imprescindível dar vermífugo para seu pet ficar longe de verminoses.


Por Julia Ximenes




Nenhum comentário:

Postar um comentário