Telemedicina Veterinária: carinho e produtividade

 

Consultas de saúde sem sair de casa, sem necessidade de deslocamento dificultoso nas grandes cidades nem de longos percursos no campo. Acesso barateado a serviços de saúde. Agilidade nos diagnósticos e encaminhamento de tratamentos. As vantagens da telemedicina são cada vez mais conhecidas de todos. E, finalmente, passam a estar disponíveis a quem cria, cuida e dispensa carinho e atenção aos animais, graças à tardia regulamentação da telemedicina veterinária.



Os impactos disso são gigantescos -- no campo e na cidade. O agronegócio é a grande força da nossa economia. Mais da metade das exportações brasileiras (52%) saem do campo. E nada menos do que 26% do PIB vêm do setor. É graças à tecnologia que o nosso agro produz tanto em espaços cada vez mais reduzidos (apenas um terço do território nacional é ocupado por plantações e criações). Porém, apesar de tanta inovação, um dos principais produtos do avanço tecnológico, a telemedicina, não estava presente no campo até poucos meses atrás.




Aliás, o diagnóstico remoto e seus possíveis encaminhamentos não estavam disponíveis nem no campo nem nas casas de quem dispensa todo o carinho a seus pets. Os animais de estimação são, hoje, tratados como verdadeiros integrantes de milhares de famílias brasileiras. O mercado de pets é crescente em importância afetiva para os donos de animais e em relevância econômica: considerado um “setor sem crise”, tem crescido acima de 10% a cada ano.



Ou seja, dois setores importantíssimos da economia brasileira e que necessitam de variados e intensos cuidados de saúde, simplesmente não contavam com os recursos e as soluções da telemedicina. Foi apenas em julho de 2022 que o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) regulamentou o uso da telemedicina com animais em geral. Essa possibilidade representa, portanto, um avanço para todos os responsáveis por algum tipo de cuidado com animais.




As possibilidades que se abrem a partir disso são imensas. Nas cidades, isso representa tranquilidade para quem dedica cuidados e tempos a seus pets -- além de oportunidades de negócio para o crescente mercado de clínicas veterinárias. Já no campo, nas propriedades rurais, muitas vezes isoladas e de difícil acesso, o impacto dos cuidados médicos remotos é gigantesco. Estamos falando do setor mais importante da economia de um país continental. De um jeito ou de outro, em casa ou no campo, a telemedicina oferece amparo e soluções a quem tem nos animais tanto um capital destinado à produtividade como o foco do seu carinho.



CEO da Dr. Tis -- Plataforma de Telemedicina e Telerradiologia humana e veterinária

CEO Jihan Zoghbi - Divulgação



Por Ana Cláudia - Consultora de comunicação da Critério








Seja Um Micro Franqueado de Produtos Pet


Comece Já! Faça Seu Cadastro Aqui!




Nenhum comentário:

Postar um comentário